Naquela que é uma das novidades do calendário de eventos organizados este ano pela EXPONOR, a LOGÍSTICA GLOBAL – 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes recebe de 4 a 6 de Novembro próximo uma missão de negócios constituída por 20 empresários (das áreas de logística, transportes, operação de terminais de carga e exportação e importação de perecíveis) do Estado de Minas Gerais, sob promoção da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.
A comitiva brasileira é apenas uma entre várias que estarão de visita ao certame que a Feira Internacional do Porto dedica a toda a cadeia deste sector vital da economia portuguesa. A Confederação de Empresários de Pontevedra (Espanha), por exemplo, tem prevista a deslocação de altos representantes de 30 firmas galegas com actividade na área.
A sub-secretária de Estado do Ministério das Infraestruturas da Polónia, Anna Wypych-Namiotko, também confirmou a sua presença na LOGÍSTICA GLOBAL e no seminário paralelo organizado pela Embaixada da Polónia em Portugal, destinado a abordar a condição e os desafios da economia marítima e dos transportes – vectores fundamentais da logística nacional e global, de grande impacto na rendibilidade dos negócios, sobretudo agora, em contexto de crise mundial.
À distância de pouco mais de um mês, a 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes assegurou igualmente a participação de várias entidades institucionais públicas e privadas de peso. A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) é uma delas, mas da lista fazem também parte o Porto de Luanda (Angola), o Porto de Vigo (Espanha), a ANA – Aeroportos de Portugal, a CP Carga – Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias, a AICEP Global Parques, a Tertir (Grupo Mota-Engil), os CTT – Correios de Portugal, a Agility Transitários, a David José de Pinho Filhos e a Admar Shipping – Services, entre muitos outros.
Pólo aglutinador de soluções
Desenhada em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), a feira surge para funcionar como «pólo aglutinador da massa crítica mais representativa» da actividade em Portugal, não descurando o «estabelecimento de pontes e abertura de portas empresariais internacionais», como recorda o director da LOGÍSTICA GLOBAL 2009, António Proença.
«A actualidade e a evolução desta área de actividade mostra ser imperativo a criação de um local que sirva como ponto de encontro entre os que apresentam as mais modernas soluções, em termos de serviços de logística e transportes, e os que as procuram para fazer face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo», concretiza António Proença. O responsável da EXPONOR vê a logística como um «sector determinante», quer na perspectiva do consumidor quer no ponto de vista da produção, «para a percepção da qualidade e eficiência dos produtos que a ele recorrem, sendo um factor influenciador na determinação dos preços finais».
A LOGÍSTICA GLOBAL surge, pois, num contexto muito preciso. «A crescente globalização dos mercados internacionais, a fragmentação e a subdivisão geográfica das várias etapas do processo produtivo, a busca de diferenciação competitiva pela rapidez na entrega, pela capacidade de personalização dos produtos e pelo diminuir da margem de comercialização, entre outros, são realidades que têm conduzido as empresas a recorrerem cada vez mais à incorporação e/ou subcontratação de serviços ao nível da logística, dos transportes e de soluções de armazenagem», argumenta António Proença, a pensar na necessidade de actualização dos processos operacionais no segmento, para que, em face do actual contexto económico, o tecido empresarial possa continuar a pugnar pela eficácia a custos controlados.
O acontecimento abrangerá toda a cadeia logística (ver Ficha Técnica em anexo) e tem como destinatário os profissionais do ramo ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores, empresas de serviços, autarquias, enfim, aqueles que, enuncia o director da feira, «buscam soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos».
Outra das mais-valias da mostra derivará das manifestações complementares (conferências, seminários e “workshops”) que funcionarão paralelamente no Centro de Congressos da EXPONOR – transformado numa plataforma de troca de ideias e experiências de todo o sector.
Ficha Técnica:
LOGÍSTICA GLOBAL 2009 – 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes
Data: de 4 a 6 de Novembro de 2009
Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias
Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto
Em exposição: armazenagem e gestão de “stocks”; elevação, movimentação, manipulação e tratamento de cargas; embalagem, acondicionamento e etiquetagem de mercadorias; infraestruturas logísticas (portos, aeroportos, ferrovia, plataformas logísticas); imobiliário logístico e parques empresariais; transporte de mercadorias (rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e intermodal); serviços de logística (operadores, transitários e despachantes); sistemas de logística integrada; sistemas de segurança; tecnologias de informação e comunicação, “software” para a logística e transportes; logística inversa; serviços diversos (banca, seguros, consultoria especializada, ensino e formação)
Perfil do visitante: todos os profissionais ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores empresas de serviços, autarquias, etc, que busca soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos. Ou seja, soluções que resolvam com rapidez os seus problemas técnicos de funcionamento e que aumentem a rentabilidade dos seus negócios.
Sou estudante da faculdade de Economia do Porto do Mestrado de Economia e gestão Internacional e gostava de visitar e conhecer em pormenor a feira.Como posso faze-lo?