O ucraniano Oleg Chuzhda da equipa espanhola Contentpolis venceu isolado a oitava etapa da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports. Em Aveiro, Chuzda cruzou a linha de meta 49 segundos à frente de Hélder Oliveira (Barbot-Siper) e do checo Martin Hebik (PSK Whirlpool). Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), líder à partida de Gondomar continua a envergar a “Camisola Amarela Lagos Sports”, mesmo depois de terminar a etapa de 166,1 quilómetros a 4 minutos e 53 segundos do vencedor inserido no pelotão tal como os seus mais directos perseguidores – João Cabreira (CC Loulé-Louletano) e David Bernabeu (Barbot-Siper).
Dizer-se que Oleg Chuzhda, o vencedor do dia, andou toda a etapa isolado não andará longe da verdade, ou não tivesse o corredor ucraniano integrado o grupo de 18 corredores que ao km 6 encetou uma primeira fuga que se manteve ao longo de grande parte da ligação entre Gondomar e Aveiro. A 35 quilómetros da meta, Chuzda destacou-se dos companheiros de escapada, não mais olhando para trás, a não ser a 200 metros da linha de chegada, quando ergueu pela primeira vez os braços para festejar antecipadamente a primeira vitória esta temporada que o levou ao quinto posto da geral (a 1m37s de Nuno Ribeiro). “Tive a percepção logo desde a saída de que podia vencer. Quando arranquei a 35 quilómetros da meta, fi-lo para ganhar”, explicou Chuzhda, dedicando a vitória a “toda a equipa, ao director desportivo Oscar Guerrero, à família e também à minha namorada”. O corredor de leste (24 anos) aproveitou ainda a performance fulgurante para destronar Tiago Machado (Madeinox-Boavista) na classificação da juventude mas não desvalorizou o seu agora perseguidor. “É um adversário muito difícil e a camisola laranja está longe de ficar assegurada”.
Com Hélder Oliveira a cotar-se como o melhor português do dia, o quinto classificado Pedro Lopes também terminou a etapa com motivos para sorrir, uma vez que a sua equipa – o CC Loulé-Louletano – ascendeu à primeira posição da classificação colectiva colocando, a duas etapas do final da prova três corredores (Lopes, Cabreira e Eladio Jimenez) no top 10 da geral individual.
SEMPRE A SUBIR ATÉ À TORRE…
Este sábado corre-se o penúltimo dia da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports. A etapa rainha corre-se entre Oliveira do Bairro e Seia (Torre) prometendo um grande espectáculo de ciclismo que vai ajudar a encontrar o vencedor da Volta 2009. A nona etapa será a mais curta com apenas 154,6 km, mas a orografia do terreno vai compensar a menor distância. O pelotão sai de Oliveira do Bairro às 13 horas e deverá chegar cerca das 17 horas ao ponto mais alto de Portugal Continental