O Centro de Interpretação Geológica de Canelas figura entre os exemplos de boas práticas, a nível europeu, no âmbito do programa «Leader +». O guia do programa, recentemente publicado, elege exemplos de 15 países europeus, destacando projectos de índole cultural e social, orientados para o desenvolvimento sustentável dos territórios e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
Segundo este guia, o CIGC é um exemplo porque tem «em conta os vários pontos fortes da região (por exemplo, o património cultural, a fauna e a flora, o turismo, etc.), que contribuíram para o desenvolvimento», sendo apresentado como um projecto que «complementa o turismo já existente na região e acrescenta valor aos recursos naturais, centrando-se no geoturismo e no ecoturismo».
Segundo a publicação, «Leader +» tem como temas prioritários:
– Utilizar da melhor forma os recursos naturais e culturais, incluindo a valorização dos sítios;
– Melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais;
– Valorizar os produtos locais, nomeadamente facilitando, através de acções colectivas, o acesso das pequenas unidades de produção aos mercados;
– Utilizar os novos conhecimentos e tecnologias para aumentar a competitividade dos produtos e serviços das zonas rurais.
«A região ganhou um novo dinamismo graças ao projecto», pode ler-se no documento.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola