Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Tecnologia, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Robôs da Universidade de Aveiro encantam jovens estudantes

A Universidade de Aveiro tem estado a ser “invadida” por alunos e professores dos vários níveis de ensino, oriundos um pouco de todo do país, para participarem na nona Semana da Ciência e Tecnologia.

Estima-se em mais de 12 mil o número de pessoas externas à universidade que nesta edição contactam com a Ciência e Tecnologia produzida nos laboratórios da Universidade de Aveiro(UA), repartidas por uma centena de actividades e cerca de 500 acções.

Este ano, há uma aposta clara nas temáticas da sustentabilidade e da robótica e automação, como áreas transversais de grande parte das iniciativas oferecidas pelos vários Departamentos.

Uma das escolas que teve uma “aula” de robótica foi a Secundária de Arouca, com alunos do 8º ano que aprenderam a utilidade da robótica, da manipulação industrial à navegação em estrada.

Viram um robô industrial em várias tarefas de manipulação e assistiram a uma “corrida” de robôs do projecto ATLAS que navegam autonomamente numa pista semelhante a uma estrada, respeitam as passadeiras, e efectuam manobras especiais para evitar obstáculos.

A divulgação da ciência e a atracção de futuros cientistas são os objectivos da Universidade com a Semana da Ciência e Tecnologia, em que os participantes têm oportunidade de vestir a bata e tomar contacto com as diferentes áreas do saber.

Contando com a participação de todas as escolas politécnicas da UA (a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, a Escola Superior de Saúde, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração e a Escola Superior Aveiro Norte), a Semana Aberta estendeu-se, este ano, pela primeira vez a todas as cidades onde a UA está presente: Aveiro, Águeda

Artigo AnteriorPróximo Artigo