No próximo domingo, 23 de Novembro, assinala-se o Centenário do primeiro troço da Linha Ferroviária do Vale do Vouga que liga Espinho a Oliveira de Azeméis, passando por Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.
Para celebrar a efeméride, foi preparado um programa comemorativo que se estende por um ano e que tem o seu ponto alto no dia 23. Nesta data vai realizar-se uma viagem de comboio que recordará a primeira de todas, protagonizada pelo rei D. Manuel II, aquando da inauguração desta via-férrea, em 1908.
No caso concreto de S. João da Madeira, o dia é assinalado com uma visita às obras de requalificação do Centro Coordenador de Transportes (CCT) e à respectiva ligação à estação de comboios sanjoanense, com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Assinatura de protocolos
No edifício do CCT, vão ser assinados dois protocolos importantes para o futuro do caminho de ferro na região, um dos quais a celebrar entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a CP e a REFER, tendo em vista a dinamização da Linha do Vale do Vouga em S. João da Madeira. Em seguida, proceder-se-á ainda à abertura do túnel rodoviário sob o caminho-de-ferro, ligando a Avenida do Brasil à Rua 5 de Outubro.
Ao associar-se às comemorações dos 100 anos da Linha do Vale do Vouga, S. João da Madeira celebra a história desta importante via de comunicação regional, mas também promove o futuro do comboio na cidade e na região.
S. João da Madeira assumiu desde a primeira hora um papel importante na realização destas comemorações, que se vão estender por um ano e que são organizadas pela CP, REFER, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e câmaras municipais da região, com o envolvimento de antigos e actuais ferroviários.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech