Matosinhos, Sociedade

Início dos trabalhos de requalificação da Ribeira da Guarda – Matosinhos

A Requalificação da Ribeira da Guarda, localizada na Praia do Cabo do Mundo, arrancou dia 28 de Outubro. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de marcar presença no momento do início dos trabalhos. O investimento total da autarquia neste projecto ronda os 1,7 milhões de euros.

As intervenções a implementar nesta área prendem-se sobretudo com acções de conservação da natureza e de valorização do património cultural, procurando ao mesmo tempo dar o usufruto à população de locais de elevado valor paisagístico e patrimonial.

Nesse sentido, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de salientar alguns dos critérios tidos em conta nesta intervenção, nomeadamente, a consolidação dos ecossistemas da linha de água; a reabilitação do cordão dunar, introduzindo vegetação herbácea e arbustiva adequada, de modo a estabilizar as margens; o enquadramento paisagístico dos dois campos de jogos através da plantação de um maciço arbustivo; e a plantação de um alinhamento de árvores junto à faixa de rodagem do parque de estacionamento de modo a enquadrá-lo paisagisticamente.

Refira-se que este troço da Ribeira da Guarda, encontra-se muito próximo da foz, na Praia do Cabo do Mundo Sul, e atravessa a duna primária da praia, que se encontra invadida por espécies exóticas, particularmente chorão, o qual compromete a conservação do ecossistema dunar, pois esta espécie ocupa todos os espaços e recursos (água, luz, etc.) disponíveis.

Assim, a falta de biodiversidade é um dos factores prioritários de intervenção do projecto, por via da reintrodução das espécies autóctones. Uma mancha arbórea bastante consolidada, onde predomina o pinheiro manso, limita a área de intervenção a Este, a qual será preservada.  Na margem oposta encontram-se os dois campos de jogos, os quais são motivo de particular cuidado, pois importa conseguir correcto enquadramento paisagístico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo