Arouca, Sociedade

Bebéteca de Arouca registou 120 utentes em quatro sessões

A Bebéteca da Biblioteca Municipal de Arouca, que pretende promover a leitura junto dos mais novos, já registou 120 utentes em quatro sessões, revelou fonte da instituição.

As sessões têm sido frequentadas por bebés, pais, professores, educadoras e responsáveis de bibliotecas, num total de dez bebés e cerca de 30 adultos por sessão.

“A Bebéteca pretende divulgar a leitura junto dos mais novos (dos 6 aos 36 meses). Contudo, este projecto em concreto é inovador a nível nacional, porque se destina também aos pais, formando-os ao nível do livro e da leitura. Formamos os pais, para distinguirem um livro comercial de um livro pedagógico para os seus filhos”, afirmou Sylviane Rigolet, que tem dinamizado a iniciativa.

Estão ainda previstas mais duas sessões, em que crianças e pais são sensibilizados para a leitura.

“É pertinente para o nosso trabalho nas bibliotecas escolares. Aprendemos estratégias para seleccionarmos os livros mais correctos e os mais importantes, para analisarmos acertadamente as várias obras. É todo um conjunto de temas muito importantes, que são abordados nestas sessões”, disse Marta Brandão, coordenadora de uma biblioteca escolar.

Segundo Sylviane Rigolet, o balanço da actividade é positivo. “Queremos que os pequeninos sejam, desde o início, leitores activos. Pretendemos que os pais não leiam para os filhos, mas com os filhos. Por isso, após a formação de pais, mostro-lhes que a partir de quase tudo podemos criar cenários para as histórias que vamos contar aos mais pequenos. No final, pais e filhos participam activamente nas actividades, numa animação interactiva”, acrescentou.

A Bebéteca da Biblioteca Municipal de Arouca funciona, nesta fase experimental, com sessões aos sábados (16:00-18:00).

A instituição pretende tornar esta actividade regular a partir do próximo ano.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo