Cultura, Póvoa de Varzim

Dia da Biblioteca Escolar – aprender a ler – P. Varzim

“Hoje, quando chegarem a casa, peçam aos vossos pais ou outros familiares para vos lerem um livro”. Este foi o pedido deixado pelo Vereador dos Pelouros da Educação e Cultura, Luís Diamantino, a alguns alunos do 1º e 2º Ciclos do Agrupamento Campo Aberto, na manhã de ontem, na Escola E.B. 2/3 de Beiriz que conjuntamente com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto celebrou o Dia da Biblioteca Escolar.
Foi em torno dos livros e da leitura que se decorreu a conversa do Vereador com os alunos que, para além de revelarem o seu gosto pela leitura, ouviram atentamente os conselhos de Luís Diamantino: “O segredo para aprender muito é ler muito e quanto mais lerem, mais facilmente vão perceber tudo”. “O livro é uma paixão, nós podemos amar um livro e tratá-lo muito bem. O livro só tem valor quando for manuseado, se for lido por nós. Por isso, leiam sempre um livro”, concluiu o professor.
Os alunos contaram também com a presença de Sofia Teixeira e Elza Tavares, respectivamente autora e ilustradora do livro Os Penedos dos Guizos. Trata-se de uma obra dedicada aos mais novos que Sofia Teixeira escreveu tendo como base histórica uma referência aos mistérios das pedras, às quais se associava a presença de almas do outro mundo. Foi-se reconstruindo lentamente a imaginação, até que atingiu a forma e ganhou vida o livro sobre uma lenda de Argivai que a autora leu partilhando com as crianças a sua história.
O Dia da Biblioteca Escolar ficou ainda marcado pela oferta, pelas mãos do vereador, de edições municipais para enriquecimento dos fundos documentais das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Campo Aberto, Biblioteca Escolar EB 1 S. Salvador, Paço – Terroso e Biblioteca Escolar EB 2/3 de Beiriz. A responsável pela Rede de Bibliotecas Escolares deste Agrupamento, Manuela Ramos, manifestou o empenho de toda a comunidade local e educativa em “transformar a escola numa biblioteca escolar”, referindo também que o “prazer de ler e aprender está no centro do processo educativo da escola”, desde a sua fundação em 1996. A Biblioteca da Escola EB 2/3 de Beiriz foi seleccionada para integrar o Projecto aLeR+, um projecto lançado pelo Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, em Junho de 2007, através do qual “pretende-se que as escolas e bibliotecas escolares em estreita parceria com as bibliotecas públicas e toda a comunidade possam criar uma cultura integrada de leitura”.
No âmbito da adesão a este projecto, a Biblioteca Municipal em colaboração com a Escola EB 2/3 de Beiriz contribui para o fomento da apetência para a leitura por parte dos jovens, em que os hábitos criados na primeira infância os vão acompanhar ao longo da vida, criando-se uma cumplicidade cada vez maior entre Biblioteca Municipal e Biblioteca Escolar.
De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL – Internacional Association of School Librarianship – Associação Internacional das Bibliotecas Escolares, o mês de Outubro foi instituído como o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, permitindo aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolherem um dia desse mês para celebrar a importância das bibliotecas escolares. Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 27 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, sendo que este ano o lema das comemorações é “Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”.

Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo