22ªs JORNADAS CULTURAIS DE VILA DAS AVES
dias 24 e 25 de Outubro no Centro Cultural de Vila das Aves
Onde estão os jovens avenses? Quais os desafios com que se deparam e que a comunidade lhes impõe? Quais as suas aspirações? O que é que as entidades têm para lhes oferecer? Estas são algumas das questões às quais se pretende responder com a realização das 22ªs Jornadas Culturais de Vila das Aves. Reflectir no Presente, Perspectivar o Futuro é o objectivo destas Jornadas organizadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso e que vão decorrer no Centro Cultural de Vila das Aves, dias 24 e 25 de Outubro.
O arranque das jornadas está marcado para sexta-feira, dia 24 de Outubro, às 21h30, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes e do coordenador das Jornadas, Vitor Baltazar Dias (director distrital do Porto do IPJ). Segue-se a Conferência de Abertura dirigida pelo sociólogo Carlos Manuel Gonçalves, investigador e professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No sábado, dia 25, “Associativismo e os Jovens no Contexto Local” é o tema do primeiro painel, com início marcado para as 14h30, que terá representadas a Associação Avense, a Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, a Associação Cultural (Causa), o Clube Desportivo das Aves e o Agrupamento de Escuteiros. “Educar, Formar e Apoiar os Jovens: o Papel das Instituições” é o tema do segundo painel, às 16h30. Depois da apresentação de um projecto artístico do Teatro Aviscena e da pausa para o jantar, o terceiro painel decorre às 21h00, sob o tema “Oportunidades do Presente, Desafios do Futuro”.
CAMINHADA OUTONAL
Dia 25 de Outubro, a partir das 9h00
Em alturas em que cansaço, stress e falta de tempo são as palavras do dia, a Câmara Municipal de Santo Tirso organiza mais uma caminhada, a já tradicional Caminhada Outonal. Como forma de apelo à prática de actividade desportiva, esta iniciativa surge também como um incentivo à adopção de hábitos de vida saudáveis. No próximo sábado, dia 25 de Outubro, os cerca de 150 participantes podem escolher dois pontos de encontro para o arranque da caminhada: junto à Câmara Municipal (9h00) ou junto à Igreja de S. Tomé de Negrelos (9h30).
Às 9h30, inicia-se então o percurso, que segue depois pelos seguintes locais: Moinhos do Ribeiro do Fojo, Pedreiras de Bustelo/Mourinha e Castro de Santa Margarida. O regresso está previsto para as 13h00.
TOMADA DE POSSE DA DELEGAÇÃO DE SANTO TIRSO DA CRUZ VERMELHA
Dia 25 de Outubro, às 18 horas, no Museu Municipal Abade Pedrosa
Depois de 22 anos à frente da Delegação de Santo Tirso da Cruz Vermelha Portuguesa, o Sr. Eduardo Félix dá o lugar à dra. Maria Paula Gonçalves que presidirá a um elenco directivo composto por 4 vice-presidentes, um tesoureiro e três vogais. A tomada de posse da nova Direcção está marcada para sábdo, dia 25 de Outubro, às 18 horas, no auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa.
ADELAIDE CALHEIROS APRESENTA NOVAS
OBRAS LITERÁRIAS
Dia 26 de Outubro, às 15h30, no salão nobre da Câmara Municipal
”Caleidoscópio (Histórias do Real Quotidiano)” e “Folhinhas de Almanaque” são as duas novas obras da autoria de Adelaide Calheiros. A apresentação das obras desta professora (agora aposentada) decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santo Tirso no próximo domingo, dia 26 de Outubro, pelas 15h30.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech