Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

EXPONOR estreia “Prémio 3E” na EMAF

Iniciativa arranca na 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios, e, doravante, visa distinguir o melhor “stand” de cada certame organizado pela Feira Internacional do Porto 

     A estreia acontece durante a EMAF 2008 – 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios (em cartaz de 12 a 15 de Novembro próximo), mas será transversal a muitos outros eventos da EXPONOR. Chama-se “Prémio 3E – EXPONOR Espaços Expositivos” e pretende distinguir o melhor “stand” de cada certame organizado pela Feira Internacional do Porto.

     Com os apoios da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e da Associação Portuguesa de Designers (APD), a iniciativa coloca em avaliação os aspectos de concepção, originalidade, inovação, criatividade e operacionalidade dos projectos apresentados (que pressupõem, portanto, uma candidatura específica).

     Para além de um prémio de reconhecimento, o acontecimento pretende constituir-se também como um incentivo à procura de novos conceitos de espaços expositivos, enquanto potenciadores máximos da dignificação da qualidade espacial das feiras (regulamento e informação detalhada estão à distância de um clique, em www.premio3E.exponor.pt).

     No que à EMAF diz respeito, todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição até 29 de Outubro 2008 e remeter as respectivas candidaturas até ao dia 5 de Novembro 2008.

     Em 2009, o “Prémio 3E” estender-se-á a uma dezena de momentos com a marca da EXPONOR: INTERDECORAÇÃO – Casa, Decoração e Brinde, QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, EXPORTHOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, EXPOCOSMÉTICA – Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, NORMÉDICA – Feira da Saúde, CERANOR – Exposição de Cerâmica, Vidro, Artigos Decorativos e Utilidades Domésticas, PORTOJÓIA – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, CONCRETA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, LOGÍSTICA GLOBAL – Feira de Logística, Serviços e Transportes e VIDA NATURA – Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer. 

Conferência Ibérica de Máquinas-ferramenta 

     O tecido empresarial luso que fabrica máquinas-ferramenta representa apenas 0,2 por cento do total da indústria transformadora, mas é tida como uma das locomotivas de sustentabilidade e crescimento de Portugal no patamar da inovação e desenvolvimento de tecnologias avançadas. A produção de máquinas-ferramenta é, no entanto, apenas um segmento de um sector muito heterogéneo e multidisciplinar, que tem a sua representação máxima na EMAF (ver ficha técnica do evento, mais em baixo).

     Este ano, a exposição tem Espanha como País convidado. São 58 as empresas do país vizinho que já garantiram a sua participação na EMAF 2008, representando cerca de 12 por cento da área líquida global ocupada (2.649 metros quadrados em 22 mil) e 14,5 por cento do número de expositores (num total de 400, directos).

     Mas o acontecimento será também palco de uma Conferência Ibérica de Máquinas-ferramenta, no dia 12 de Novembro (quarta-feira), às 14:30 horas, no Centro de Congressos da EXPONOR.

     O primeiro painel do fórum abordará a inovação do sector em Portugal e terá como dínamo a AIMMAP. O segundo momento de reflexão versará sobre a implementação das empresas espanholas no mercado luso, cabendo à Asociación Española de Fabricantes de Máquinas-herramienta (AFM) subir à tribuna.

     Desde 2000, o certame permitiu já a 3.979 empresas exibirem as suas novidades técnicas e/ou tecnológicas, o que quer dizer que, em cada uma das últimas quatro realizações, a EMAF aglutinou uma média de 994 expositores. O acontecimento recebeu – de 2000 até 2006 – um global de 194.139 visitas profissionais, à razão de 48.534 entradas médias por mostra.

     Criadora de fortes sinergias inter-sectoriais no patamar de atracção de público qualificado, a estatística das últimas exibições demonstra que cerca de 65 por cento dos visitantes da EMAF são decisores.

     A feira não se esgota na componente de negócio. É também um fórum de debate, desdobrando-se – para o Centro de Congressos da EXPONOR – em algumas manifestações complementares, conferidores de mais-valias à massa crítica de vários nichos de actividade. 

SÍNTESE:

EMAF 2008 – 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta

e Acessórios

Em simultâneo com: SIMIEX – 9.º Salão Internacional de Manutenção Industrial; PORTUGAL METAL – 12.º Salão de Produtos de Metalurgia e Metalomecânica; INTERINDÚSTRIA – 6.º Salão Internacional de Produtos e Serviços para a Indústria

Data: 12 a 15 de Novembro de 2008

Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias

Sectores em exposição: máquinas-ferramenta; moldes; manutenção industrial; fundição e sinterização; limpeza industrial; logística e transporte; química e laboratórios; moldes; plásticos e borrachas; instrumentação, automação e controlo; robótica e informática aplicada à indústria; produtos de metalurgia e metalomecânica; produtos, serviços e equipamentos de segurança; qualidade; subcontratação; entre outros

Perfil do visitante: empresários; gestores e dirigentes com competências ao nível do processo produtivo da empresa; quadros técnicos; directores de produção, compras, provisionamento, comerciais e qualidade; engenheiros; investigadores; projectistas; consultores

Colaboração: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal; ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Metalomecânicas; APAT – Associação dos Transitários de Portugal; CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes; ANIMEE – Associação Nacional das Indústrias Eléctricas e Electrónicas; APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plástico 

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo