Iniciativa arranca na 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios, e, doravante, visa distinguir o melhor “stand” de cada certame organizado pela Feira Internacional do Porto
A estreia acontece durante a EMAF 2008 – 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios (em cartaz de 12 a 15 de Novembro próximo), mas será transversal a muitos outros eventos da EXPONOR. Chama-se “Prémio 3E – EXPONOR Espaços Expositivos” e pretende distinguir o melhor “stand” de cada certame organizado pela Feira Internacional do Porto.
Com os apoios da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e da Associação Portuguesa de Designers (APD), a iniciativa coloca em avaliação os aspectos de concepção, originalidade, inovação, criatividade e operacionalidade dos projectos apresentados (que pressupõem, portanto, uma candidatura específica).
Para além de um prémio de reconhecimento, o acontecimento pretende constituir-se também como um incentivo à procura de novos conceitos de espaços expositivos, enquanto potenciadores máximos da dignificação da qualidade espacial das feiras (regulamento e informação detalhada estão à distância de um clique, em www.premio3E.exponor.pt).
No que à EMAF diz respeito, todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição até 29 de Outubro 2008 e remeter as respectivas candidaturas até ao dia 5 de Novembro 2008.
Em 2009, o “Prémio 3E” estender-se-á a uma dezena de momentos com a marca da EXPONOR: INTERDECORAÇÃO – Casa, Decoração e Brinde, QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, EXPORTHOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, EXPOCOSMÉTICA – Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, NORMÉDICA – Feira da Saúde, CERANOR – Exposição de Cerâmica, Vidro, Artigos Decorativos e Utilidades Domésticas, PORTOJÓIA – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, CONCRETA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, LOGÍSTICA GLOBAL – Feira de Logística, Serviços e Transportes e VIDA NATURA – Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer.
Conferência Ibérica de Máquinas-ferramenta
O tecido empresarial luso que fabrica máquinas-ferramenta representa apenas 0,2 por cento do total da indústria transformadora, mas é tida como uma das locomotivas de sustentabilidade e crescimento de Portugal no patamar da inovação e desenvolvimento de tecnologias avançadas. A produção de máquinas-ferramenta é, no entanto, apenas um segmento de um sector muito heterogéneo e multidisciplinar, que tem a sua representação máxima na EMAF (ver ficha técnica do evento, mais em baixo).
Este ano, a exposição tem Espanha como País convidado. São 58 as empresas do país vizinho que já garantiram a sua participação na EMAF 2008, representando cerca de 12 por cento da área líquida global ocupada (2.649 metros quadrados em 22 mil) e 14,5 por cento do número de expositores (num total de 400, directos).
Mas o acontecimento será também palco de uma Conferência Ibérica de Máquinas-ferramenta, no dia 12 de Novembro (quarta-feira), às 14:30 horas, no Centro de Congressos da EXPONOR.
O primeiro painel do fórum abordará a inovação do sector em Portugal e terá como dínamo a AIMMAP. O segundo momento de reflexão versará sobre a implementação das empresas espanholas no mercado luso, cabendo à Asociación Española de Fabricantes de Máquinas-herramienta (AFM) subir à tribuna.
Desde 2000, o certame permitiu já a 3.979 empresas exibirem as suas novidades técnicas e/ou tecnológicas, o que quer dizer que, em cada uma das últimas quatro realizações, a EMAF aglutinou uma média de 994 expositores. O acontecimento recebeu – de 2000 até 2006 – um global de 194.139 visitas profissionais, à razão de 48.534 entradas médias por mostra.
Criadora de fortes sinergias inter-sectoriais no patamar de atracção de público qualificado, a estatística das últimas exibições demonstra que cerca de 65 por cento dos visitantes da EMAF são decisores.
A feira não se esgota na componente de negócio. É também um fórum de debate, desdobrando-se – para o Centro de Congressos da EXPONOR – em algumas manifestações complementares, conferidores de mais-valias à massa crítica de vários nichos de actividade.
SÍNTESE:
EMAF 2008 – 12.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta
e Acessórios
Em simultâneo com: SIMIEX – 9.º Salão Internacional de Manutenção Industrial; PORTUGAL METAL – 12.º Salão de Produtos de Metalurgia e Metalomecânica; INTERINDÚSTRIA – 6.º Salão Internacional de Produtos e Serviços para a Indústria
Data: 12 a 15 de Novembro de 2008
Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias
Sectores em exposição: máquinas-ferramenta; moldes; manutenção industrial; fundição e sinterização; limpeza industrial; logística e transporte; química e laboratórios; moldes; plásticos e borrachas; instrumentação, automação e controlo; robótica e informática aplicada à indústria; produtos de metalurgia e metalomecânica; produtos, serviços e equipamentos de segurança; qualidade; subcontratação; entre outros
Perfil do visitante: empresários; gestores e dirigentes com competências ao nível do processo produtivo da empresa; quadros técnicos; directores de produção, compras, provisionamento, comerciais e qualidade; engenheiros; investigadores; projectistas; consultores
Colaboração: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal; ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Metalomecânicas; APAT – Associação dos Transitários de Portugal; CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes; ANIMEE – Associação Nacional das Indústrias Eléctricas e Electrónicas; APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plástico
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech