Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Universidades de vários países debatem no Porto reconhecimento dos doutoramentos

A possibilidade de iniciar um doutoramento em Portugal, continuá-lo no Brasil e terminá-lo em Espanha está em discussão até terça-feira no Porto, na Reunião Anual do Grupo Tordesilhas que junta reitores dos três países.

“Neste encontro queremos definir a missão do grupo e discutir a criação de escolas doutorais que permitam o doutoramentos e o reconhecimento do grau nas universidades dos três países”, disse José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto.

Com a criação das escolas doutorais, os estudantes dos três países podem iniciar o doutoramento num país e terminá-lo noutro obtendo um duplo título, reconhecido nos respectivos países.

“Estas escolas vão permitir mais oportunidades de mestrados e doutoramentos para os estudantes uma vez que, os alunos têm ao seu dispor uma maior mobilidade entre os três países”, explicou Javier Antolin, reitor da universidade politécnica de Madrid.

O grupo de Tordesilhas reúne 29 faculdades, 21 brasileiras, 12 espanholas e seis portuguesas estando prevista a entrada de mais três faculdades para o grupo.

“Desejamos firmar uma relação que não seja bilateral mas que envolva grupos de universidades de Portugal e Espanha”, disse Malvina Tuttman, reitora da universidade federal do estado do Rio de Janeiro.

Desde da sua criação, Junho de 2000, o grupo levou a cabo várias acções e projectos com o objectivo de “promover a mobilidade entre os estudantes e docentes”.

“Têm sido desenvolvidas várias acções importantes como a criação de um grupo de enfermagem que envolve todas as universidades dos três países onde o curso de enfermagem é leccionado”, disse a reitora.

Portugal liderou durante este ano o grupo de Tordesilhas sendo que a partir de terça-feira a liderança ficará a cargo de Espanha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo