A nova rua que permitirá a ligação entre a zona da entrada nascente do Complexo Desportivo Paulo Pinto e a Avenida do Brasil – num traçado que acompanha a linha férrea do Vale do Vouga – irá ter o nome de Sidónio Pardal, anunciou fonte da autarquia de S. João da Madeira.
“Sidónio Pardal é um homem bom de S. João da Madeira que tem dezenas de anos de dedicação ao município”, disse à EDV Informação o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida, realçando a importância “desta homenagem a um ilustre benemérito sanjoanense”.
A cerimónia de inauguração da via – agendada para hoje às 15:30 – está integrada nas comemorações dos 82 anos do município, fincando marcada pelo descerramento da placa toponímica com o nome de Sidónio Pardal, personalidade local que estará presente nesta homenagem que lhe é feita pela autarquia.
Sidónio de Pinho Álvares Pardal, nascido em 1921, é um nome incontornável na história de S. João da Madeira, testemunha e protagonista de vários momentos marcantes na vida do concelho.
A proposta de atribuição do nome de Sidónio Pardal à nova rua foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara. Nesse texto realça-se o “assinalável espírito bairrista, empreendedor e generoso” do homenageado, que “assumiu responsabilidades na direcção de várias instituições de S. João da Madeira e está intimamente ligado à concretização de alguns dos principais anseios dos sanjoanenses”.
Entre as obras que têm o cunho do “impulso, dedicação e capacidade mobilizadora” de Sidónio Pardal, conta-se o Pavilhão dos Desportos de S. João da Madeira. Datado da década de 60 do século passado, esse equipamento foi um dos primeiros do género construídos em Portugal.