A Câmara Municipal da Trofa organiza este mês um seminário sobre a Rede Social, enquanto espaço de decisão estratégica. Tendo como objectivo principal de acção, a parte social do concelho, a Câmara Municipal da Trofa criou a sua Rede Social.
Trata-se de um fórum de articulação e congregação de esforços incidindo na planificação estratégica da intervenção social local, abarcando actores sociais de diferentes naturezas e áreas de intervenção, visando contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão e para a promoção do desenvolvimento social a nível local.
Assim, no próximo dia 14 de Outubro a autarquia trofense promove o seminário “Rede Social – Um Espaço de Decisão Estratégica”, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
O seminário terá início pelas 9h30 com a abertura do secretariado, seguindo-se a sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Bernardino Vasconcelos, o Vereador do Pelouro de Acção Social, Jaime Moreira, o Presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho e o Presidente da Assembleia Municipal, Daniel Figueiredo.
O primeiro painel apresentado será sobre as “Competências e Potencialidades da Rede Social”, sendo este tema abordado pelo Presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho e pelo sociólogo e investigador, Orlando Garcia. Seguindo-se um pequeno debate sobre esta temática.
O seminário continua durante a tarde com o segundo painel, “Rede Social – Partilha de Boas Práticas”. Pelo auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado passarão ainda, António Coelho, Presidente da Rede Social de Paços Ferreira, com o tema “Concertação entre Empresas e Entidade Formadoras”, Maria Clara Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social do Montijo que apresentará o tema “Plano Estratégico de Intervenção nos Comportamentos de Risco”
Com a realização deste seminário a autarquia trofense procura partilhar experiências com outras autarquia relacionadas com a rede social. De referir que na Trofa a Rede Social é composta pelos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS) e pelas Comissões Sociais de Freguesia (CSF).

