Economia, S. João da Madeira

Centro Empresarial é demonstrativo de como o investimento público pode ser indutor de criação de emprego – Emídio Gomes – S. João da Madeira

O arranque do Centro Empresarial e Tecnológico (CET) de S. João da Madeira é demonstrativo de como o investimento público pode ser indutor de criação de emprego, defendeu o presidente do conselho de administração da Associação do Parque de Ciência a Tecnologia do Porto, Emídio Gomes.

“Ao criar um centro empresarial e tecnológico, o município de S. João da Madeira dá uma indicação clara de qual deve ser a nova postura por parte das câmaras municipais e autoridades regionais em geral que é induzir, através do investimento público, a criação de riqueza com base na actividade produtiva”, afirmou à EDV Informação Emídio Gomes.

O presidente do conselho de administração da Associação do Parque de Ciência a Tecnologia do Porto, que falava hoje à margem da inauguração do primeiro de dez edifícios do CET, considerou que as empresas estão a aderir à estrutura que “vai ter de ser alargada dentro de pouco tempo devido ao sucesso da iniciativa”.

“Trata-se de uma aposta efectuada no sentido correcto por parte das autarquias, que é investimento público indutor de criação de emprego”, sublinhou.

O equipamento inaugurado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, integra a sede da Sanjotec-Associação Científica e Tecnológica de S. João da Madeira e a incubadora de empresas, com capacidade para alojar 40 unidades.

O edifício, da autoria do arquitecto do Porto Filipe Oliveira Dias, já tem 12 empresas instaladas, ligadas a sectores como electrónica, informática ou multimédia.

Em torno deste equipamento – um investimento de quase sete milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários – surgirá um total de dez edifícios, completando o projecto do CET.

No futuro, incluirá também um Centro de Inovação e Formação Empresarial, áreas para funcionamento de empresas e expansão do núcleo industrial.

O “ninho” de empresas de base tecnológica instalado no CET dispõe de módulos de incubação totalmente equipados e com acesso a diversos serviços de apoio jurídico, fiscal e logístico.

A Sanjotec – responsável pela gestão do CET – é constituída pela autarquia, Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto, Universidade de Aveiro, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (Cedintec), Clube de Empresários de S. João da Madeira e Faurécia (a maior empresa do concelho).

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo