Os prémios do IX Concurso de Poesia Agostinho Gomes são entregues no dia 24 de Outubro numa cerimónia marcada pela distinção dos vencedores e pelo espectáculo “Diz-se poesia”.
Cristina Isabel de Sousa e Castro, natural do Bombarral e com a poesia “Requiem por António”, foi a grande vencedora do concurso cujo júri premiou ainda José Miguel Oliveira, de Elvas, (“Eu queria de ti um país”) e José Manuel Batista, natural de Alvaiázere, com o trabalho “Prelúdio”.
O prémio Revelação Juvenil foi atribuído a Inês Pinto Seixas, de Braga, distinguindo a poesia “A ponte da guerra”.
A cerimónia de entrega dos prémios, marcada para as 21h30 na biblioteca municipal Ferreira de Castro, inclui ainda o espectáculo “Diz-se poesia” (Stand up poetry) com Andreia Macedo que terá a responsabilidade por uma noite cheia de poesia.
A iniciativa é um desafio de “resistência” para quem diz poesia como para quem ouve, ou seja, só com uma actriz, o público e os poemas.
Andreia Macedo nasceu na cidade do Porto onde, até aos 14 anos, frequentou ballet Clássico que lhe ajudaram a desenvolver o gosto pelos palcos e sentido artístico.
Em 1998 funda a sua própria companhia sob a direcção de João Negreiros dedicando-se, nos anos seguintes, à realização de espectáculos de teatro e poesia que leva em itinerância pelo país.
Em 2004 desvincula-se da companhia abraçando um projecto pessoal dedicado à divulgação da poesia junto de crianças e jovens.
Início Aveiro Oliveira de Azeméis Vencedores recebem prémios de poesia Agostinho Gomes – Oliveira de Azeméis