Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Tecnologia, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

FIMAP/FERRÁLIA revela os negócios da floresta

15.ª Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira e 10.º Salão de Acessórios e Equipamento Auxiliar para a Indústria da Madeira aglutinam os profissionais do sector até ao próximo sábado.

A inovação e a criação de valor que perpassam pela indústria que se alimenta do processamento do eucalipto, a “guerra” que as embalagens de madeira querem ganhar às de plástico e as preocupações graduais com a gestão sustentável da floresta são três dos temas centrais a estar em debate por ocasião da FIMAP – 15.ª Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira e do FERRÁLIA – 10.º Salão de Acessórios e Equipamento Auxiliar para a Indústria da Madeira, que arrancam na EXPONOR esta quarta-feira, dia 8, e mantêm-se até sábado, dia 11.

O evento é a expressão máxima em Portugal de toda a cadeia de transformação industrial das matérias-primas florestais, sendo a montra de referência da tecnologia e inovação que os empresários e os profissionais imprimem ao sector (todos os pormenores em www.fimap.exponor.pt).

Bienal, o certame volta a ocupar cinco pavilhões da Feira Internacional do Porto e tem novamente no Centro de Congressos da EXPONOR o complemento que lhe empresta a componente de debate.

A Associação Florestal de Portugal (Forestis) é uma das muitas (12) entidades do sector a marcar presença. E fá-lo com a realização de um seminário que debaterá o tema «Eucalipto, inovação e criação de valor». Na agenda da FIMAP/FERRÁLIA, a actividade cai sobre a tarde de quinta-feira (dia 9), das 14 às 18 horas, e em destaque estará a inovação no sector florestal, as virtualidades e as aplicações da madeira de eucalipto e, por último, a realidade e as perspectivas da fileira do eucalipto no contexto macro da floresta portuguesa.

As intervenções estarão a cargo de António Rego (presidente da Autoridade Florestal Nacional), José António Barros (presidente da Associação Empresarial de Portugal), Francisco Carvalho Guerra (presidente da Forestis), Ewald Rametsteiner (da Universidade Boku, Áustria), Xosé Francisco Pedras (Centro de Innovación y Servicios Tecnológicos de la Madera de Galicia), António Santos (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia a Inovação), Gabriel Dehon (Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel), José Honório (presidente da Comissão Executiva do Grupo Portucel Soporcel), Paulo Fernandes (presidente do Conselho de Administração do Grupo Altri) e Luís Braga da Cruz (Conselho Superior da Forestis).

Embalagens, gestão florestal e carpintaria também em destaque

Também a Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Resíduos de Embalagens de Madeira (EMBAR) e a dupla Fenafloresta – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais e APCER – Associação Portuguesa de Certificação desenvolvem outras tantas iniciativas (os programas completos podem ser consultados em www.fimap.exponor.pt). A primeira dinamizará um seminário sobre “O Ciclo de Vida das Embalagens de Madeira” (dia 8, às 14 horas, no Centro de Congressos), com a apresentação de vários estudos de caso e comparativos; a segunda parceria desenvolverá o workshop “A Gestão Florestal Sustentável – Situação Actual em Portugal” (dia 10, às 13,30 horas, no Centro de Congressos). A jornada de reflexão pretende – muito objectivamente – discutir e incorporar sugestões na revisão da norma portuguesa PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification), em curso, e permitir chegar a contributos para a futura FSC (Forest Stewardship Council) de cores lusas.

Em permanência durante a FIMAP/FERRÁLIA decorrerá também o concurso Artes & Madeira, sob a tutela Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN). A iniciativa – que visa valorizar o estatuto social das profissões ligadas à actividade da construção, favorecendo o seu reconhecimento e atraindo os jovens para as vias de educação e formação profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção na vida activa – elegeu este ano a carpintaria como mote e destina-se a jovens dos 15 aos 25 anos que frequentem o último ano de formação profissional, ou que a tenham acabado há menos de um ano.

As provas decorrerão em ambiente de feira (na duração máxima de 21 horas, distribuídas por três dias) e, depois da avaliação do júri, serão anunciados os vencedores.
Para além de emprestar uma maior dinamismo à 15.ª edição da Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira e ao 10.º Salão de Acessórios e Equipamento Auxiliar para a Indústria da Madeira, o concurso pretende proporcionar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de organização e execução, através do desenvolvimento dos valores da qualidade, criatividade, autonomia e trabalho em equipa.

2.349 empresas e 89.812 visitas nas últimas cinco edições

As raízes da fileira da madeira são economicamente profundas em Portugal, ou não estivéssemos a falar da utilização do único recurso natural renovável do País. Da floresta depende perto de 12 por cento do Produto Interno Bruto industrial nacional e cerca de 10 por cento do total das exportações. E os seus veios geram aproximadamente 12 por cento do emprego da indústria lusa. Ora, são estes os rebentos de vitalidade a estar em exposição na FIMAP/FERRÁLIA 2008, na Feira Internacional do Porto.

O certame, recorde-se, permitiu já a 2.349 empresas e marcas exibirem as suas novidades técnicas e/ou tecnológicas, nas últimas cinco edições, ou seja, uma média de 470 expositores (directos e indirectos) por edição. A exposição recebeu – de 1998 até 2006 – um global de 89.812 visitas, à razão de 17.962 entradas médias por evento.

 

Actividades paralelas:

Em permanência:
Concurso Artes & Madeira
Horário: das 09h00 às 18h00
Local: Pavilhão 5, 5C38
Organização: EXPONOR e CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte

8 de Outubro
Seminário “O Ciclo de Vida das Embalagens de Madeira”
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: EMBAR – Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Resíduos de Embalagens de Madeira

9 de Outubro
Seminário “Eucalipto, Inovação e Criação de Valor”
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: FORESTIS – Associação Florestal de Portugal

10 de Outubro
Sessão de esclarecimento sobre “Segurança de Máquinas e Equipamentos de Trabalho”
Horário: das 10h30 às 12h00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR, Auditório B4
Organização: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal

Workshop “A Gestão Florestal Sustentável – Situação Actual em Portugal”
Horário: das 13h30 às 18h00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Fenafloresta – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais e APCER – Associação Portuguesa de Certificação

Artigo AnteriorPróximo Artigo