O dia 11 de Outubro será dedicado, na Biblioteca Municipal, ao Holocausto, recordado através da abertura de uma exposição, da realização de um colóquio e do lançamento de um livro.
A exposição intitulada “O Ensino do Holocausto no século XXI” pertence ao Museu Yad Vashem de Israel e estará patente na Biblioteca até 25 de Outubro. Através desta mostra será possível perceber melhor a história do Holocausto e recordar todos aqueles que foram vítimas desta tragédia. A função do Museu Yad Vashem é, precisamente, eternizar e perpetuar a memória e as lições do Holocausto para as próximas gerações.
Esta catástrofe, que resultou no extermínio de milhões de judeus, será também tema de um colóquio que contará com a participação de Dora Caeiro, Presidente da Associação dos Professores de História, Esther Mucznik, investigadora em assuntos judaicos e colaboradora do Jornal Público, Gabriela Fernandes, responsável pela editora Pedra da Lua, com publicações sobre esta temática, e José Manuel Fernandes, director do Jornal Público, que será o moderador do debate.
Sobre esta temática, haverá ainda lugar para o lançamento da obra Eu não lhe disse que estava a escrever este livro de Nadine Vasseur, que apresenta testemunhos de filhos de sobreviventes do Holocausto.
As actividades têm início marcado para as 17h00 e contam com o apoio da Escola E.B. 2/3 de Aver-o-Mar e do Museu Yad Vashem.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech