Cultura, Matosinhos

Quarteto de Cordas de Matosinhos “brilhou” no Salão Nobre

Na noite de 25 de Setembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu mais um concerto inserido no Música em Matosinhos. Desta vez, foi o Quarteto de Cordas que tocou e encantou o público presente, em mais um espectáculo inesquecível.

Através deste Quarteto, a Câmara Municipal mantém o papel de vanguarda que unanimemente lhe vem sendo reconhecido na promoção, criação e divulgação da música clássica no nosso país. Graças a esta vertente da política cultural, a autarquia contribui, igualmente, para a formação de um público crítico e exigente, factor essencial para o aprofundamento da Democracia e da participação cívica dos cidadãos.

Ao fim de poucos meses de existência, podemos já afirmar que o Quarteto de Cordas de Matosinhos é um acontecimento da mais alta importância na vida cultural do nosso país. Após a sua fundação, no final de 2007, e realizados os primeiros concertos, este agrupamento criado pela Autarquia tem suscitado as mais favoráveis críticas e expectativas.

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado em 2007 através de um concurso organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos. O conjunto é constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Todos terminaram as suas licenciaturas na Academia Nacional Superior de Orquestra, e realizaram estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório de Sion na Suíça, tendo sido bolseiros das Fundações Gulbenkian, Albéniz e Carolina.

Todos os seus membros receberam prémios portugueses e internacionais individualmente e em música de câmara. Actualmente o Quarteto tem uma temporada regular de concertos em Matosinhos e vários espectáculos agendados por todo o país.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo