A Associação dos Portugueses no Estrangeiro (APE) vai lançar em Outubro uma rádio e uma televisão online com programas dirigidos especificamente aos emigrantes, anunciou o secretário-geral da APE, Gabriel Fernandes.
“A rádio e a televisão vão ser lançadas no próximo dia 14 e vão transmitir todo o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que vai decorrer em Lisboa a 15, 16 e 17 de Outubro”, disse Gabriel Fernandes à Agência Lusa.
De acordo com o secretário-geral da APE, esta é “uma ideia antiga” daquela associação, que pretende assim “dar mais visibilidade ao CCP”, o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.
“Mais de 90 por cento dos portugueses no estrangeiro não sabem o que é o Conselho das Comunidades”, frisou.
Com os estúdios montados no mesmo edifício da sede da APE, no Estoril, a rádio e a televisão online vão transmitir programas de informação e debates de temas que interessam aos portugueses no estrangeiro e podem ser acedidos através do site www.apeportugal.com.
A rádio, que já está em fase experimental, terá ainda parcerias com rádios locais e, para já, 12 horas diárias de transmissão.
“Vamos estar em sintonia com a Europa, os Estados Unidos, o Brasil e África. Mas temos de analisar o problema da Austrália para ver que programas vamos transmitir de noite”, explicou Gabriel Fernandes.
Os testes realizados na emissão de rádio têm sido positivos, com um “feedback muito bom a nível do som”, e a própria televisão já foi testada no congresso que a APE organizou no final de Julho, em Santa Maria da Feira.
Criada em Janeiro de 2007, a APE é uma associação de defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses no estrangeiro com sede em Portugal.