Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Tecnologia, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Associação vai lançar rádio e TV online dirigida aos portugueses no estrangeiro

A Associação dos Portugueses no Estrangeiro (APE) vai lançar em Outubro uma rádio e uma televisão online com programas dirigidos especificamente aos emigrantes, anunciou o secretário-geral da APE, Gabriel Fernandes.

“A rádio e a televisão vão ser lançadas no próximo dia 14 e vão transmitir todo o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que vai decorrer em Lisboa a 15, 16 e 17 de Outubro”, disse Gabriel Fernandes à Agência Lusa.

De acordo com o secretário-geral da APE, esta é “uma ideia antiga” daquela associação, que pretende assim “dar mais visibilidade ao CCP”, o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.

“Mais de 90 por cento dos portugueses no estrangeiro não sabem o que é o Conselho das Comunidades”, frisou.

Com os estúdios montados no mesmo edifício da sede da APE, no Estoril, a rádio e a televisão online vão transmitir programas de informação e debates de temas que interessam aos portugueses no estrangeiro e podem ser acedidos através do site www.apeportugal.com.

A rádio, que já está em fase experimental, terá ainda parcerias com rádios locais e, para já, 12 horas diárias de transmissão.

“Vamos estar em sintonia com a Europa, os Estados Unidos, o Brasil e África. Mas temos de analisar o problema da Austrália para ver que programas vamos transmitir de noite”, explicou Gabriel Fernandes.

Os testes realizados na emissão de rádio têm sido positivos, com um “feedback muito bom a nível do som”, e a própria televisão já foi testada no congresso que a APE organizou no final de Julho, em Santa Maria da Feira.

Criada em Janeiro de 2007, a APE é uma associação de defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses no estrangeiro com sede em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo