A Federação Europeia de Todo-o-Terreno Turístico (FETT), sedeada em Portugal, “corre o risco” de mudar-se para Espanha ou Itália, admitiu o presidente da estrutura, Jorge Lima.
Fixada actualmente nas instalações da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico, em S. João da Madeira, a FETT quer criar “um projecto de referência europeu”, mas para tal necessita de “outras condições físicas, apoio logístico e financeiro”.
O dirigente adiantou em declarações à EDV Informação que Espanha e Itália já manifestaram interesse em acolher a federação europeia.
“Ao termos o apoio que nunca tivemos em Portugal ao longo deste último ano, pode acontecer esta coisa “sui generis” que é o coordenador ser português e a infra-estrutura mudar de localização geográfica por não ter aqui o apoio garantido naqueles países”, disse.
“Na minha óptica, o País perde uma oportunidade em deixar de sedear a FETT, mas se não houver outra solução será isso mesmo que irá acontecer”, referiu o também presidente da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico, esperando ainda que “surjam outras alternativas em Portugal”.
A plataforma europeia – criada em Setembro de 2007 – surgiu para garantir, em primeira instância, um melhor serviço à oferta e procura turísticas neste segmento do todo-o-terreno.
“A pensar na fraca promoção deste produto turístico no nosso país, a federação portuguesa encetou esforços para a constituição de uma estrutura europeia”, recordou Jorge Lima, acrescentando que “após o contacto com os operadores europeus, conseguiu-se reunir o apoio de espanhóis e italianos”.
Pretende-se que a entidade europeia “melhore o escoamento da oferta pelos diversos mercados, criando-se uma estrutura de recepção para os turistas nos diversos países filiados”.
O organismo estabeleceu, ao longo deste primeiro ano de existência, um conjunto de projectos e de parcerias estratégicas, iniciando agora acções de âmbito especificamente territorial.
A federação portuguesa, e especificamente o seu presidente, assumem a coordenação da FETT até 2012.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech