Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu hoje, terça-feira, dia 2 de Setembro, à entrega de chaves de casas novas a mais 16 famílias carenciadas do concelho. São já 362, de um total de 470, as famílias realojadas no âmbito do Programa Municipal de Realojamento (PMR).
A Câmara Municipal de Santo Tirso investiu neste seu excelente PMR – que permitiu, inclusive, erradicar definitivamente com as barracas ou casas abarracadas do concelho – mais de 20 milhões de euros. No total foram construídos em várias freguesias do concelho, 15 pequenos conjuntos habitacionais (constituídos por 24, 32 ou 48 fogos) que permitiram realojar 362 famílias carenciadas do concelho.
Os fogos habitacionais destinados ao arrendamento social hoje entregues a mais 16 famílias do concelho correspondem às tipologias T2 (10) e T3 (6) e encontram-se localizados nos vários complexos habitacionais construídos no concelho.
Castro Fernandes – que para além das chaves entregou aos novos residentes um “guia do morador” onde são elencadas algumas regras de convivência, segurança e manutenção das novas instalações – afirmou que o PMR de Santo Tirso prova que pode haver sintonia entre a política municipal e as mais actuais directivas sobre política habitacional que defendem uma gestão de proximidade (realojando as pessoas perto das suas raízes), o apoio aos novos residentes (subsídio de arrendamento e outros) e a construção de pequenas estruturas habitacionais para evitar a “guetização”.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso lembrou ainda que todos os conjuntos habitacionais implantados no âmbito do PMR têm o acompanhamento social e técnico de várias assistentes sociais da Autarquia e concluiu desejando as maiores felicidades aos novos moradores e seus familiares.