A Adega Cooperativa de Vale de Cambra (ACVC) produz vinhos verdes bancos, tintos e rosados e tem o objectivo de chegar ao milhão e meio de litros produzidos anualmente, anunciou fonte da instituição.
“A médio prazo, a adega terá de caminhar para a produção de 1,5 milhões de litros”, disse José Pinheiro, presidente da ACVC.
Em declarações à EDV Informação, afirmou pressentir “problemas” se esse desiderato não for atingido, apesar das mais-valias criadas e das actuais vendas “a bom ritmo” e a “um preço razoável”.
A produção andou pelo milhão de litros em 2005 e 2006 e ficou-se pelo meio milhão em 2007, o que provavelmente se repetirá no ano em curso.
No passado ano, a facturação foi de meio milhão de euros.
O responsável sublinhou que “em 2005 e 2006 a produção andou na ordem de um milhão de litros por ano”. Mas, devido a “problemas fito-sanitários e outros”, em 2007 a produção apenas “andou um bocadinho acima do meio milhão de litros”.
Para fazer face aos seus compromissos para o corrente ano a ACVC teve de recorrer ao seu “stock estratégico”, originário da “colheita de 2006”.
A previsão de colheita para o ano em curso “também não é famosa”. E a culpa é do “desavinho na altura da floração, em especial nos tintos”. José Pinheiro explicou que, “devido a chuvas na altura da floração”, a flor do cacho não se transformou em fruto, em bago.
A ACVC “tem cerca de 500 associados”. Os viticultores produzem as suas uvas e depois entregam-nas.
José Pinheiro salientou que “a missão” da cooperativa é “transformar a uva em vinho”. Anualmente, é definido o preço a pagar aos sócios, sendo os pagamentos efectuados “em função da quantidade de uvas fornecidas”.
O presidente sublinhou que, do ponto de vista económico-financeiro, a instituição “está de boa saúde”. Vincou o cumprimento religioso de “todos os compromissos”, referindo que a instituição “não deve sequer um cêntimo aos seus associados” e que também está em dia com os seus fornecedores.
A ACVC tem presentemente três funcionários a tempo inteiro. “Naturalmente, vamos ter de alargar o quadro de funcionários porque as solicitações são de tal ordem que estamos a trabalhar nos limites”, acrescentou.
A ACVC foi formalmente fundada em 21 de Março de 1961. Mas começou a trabalhar de facto apenas em 1964.