“O nosso grande objectivo é englobar um dia esta prova no Campeonato Nacional de Downhill”, disse à EDV Informação José Luís Almeida, do “Caima Adventure”, entidade que reparte a organização com o “Riders Vale de Cambra – Downhill”.
“Esta variante do BTT começa a ganhar muitos adeptos a nível nacional, mas na nossa zona ainda é um pouco desconhecida. Queremos inverter este cenário”, acrescentou.
A prova – com cronometragem a cargo da “TTcronometragens” e dos comissários da Associação de Ciclismo de Aveiro – inclui categoria de promoção (abertas a atletas de ambos os sexos a partir dos 15 anos), cadetes (1993/1992), juniores (1991/1990), elites (1989/1979), veteranos A (1978/1969), veteranos B+C (a partir dos 40 anos) e femininos (a partir dos 17 anos).
O programa arranca na sexta-feira, a partir das 15:00, com a abertura do circuito para treinos livres, seguindo-se o jantar e a “Downhill Party”.
As competições propriamente ditas começam no sábado, correndo-se a primeira manga às 14:00, estando a entrega de prémios prevista para as 18:00.
Downhill é uma das variantes do BTT que consiste em descer o mais rapidamente possível um determinado percurso.
As bicicletas usadas – com suspensão traseira e dianteira – têm de ter um quadro rijo e pneus largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso.
Neste desporto é necessário muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares, assim como uma elevada velocidade de reacção e capacidade de concentração.