O Dia Internacional da Juventude é hoje assinalado com várias “borlas” em transportes públicos, museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais e também como uma “comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras”, segundo o Secretário de Estado da Juventude.
“São um conjunto de acessos habitualmente procurados pelos jovens”, resumiu Laurentino Dias, referindo-se a uma vasta lista de espaços e actividades disponíveis para jovens entre os 12 e os 25 anos.
Os acessos gratuitos resultam de parcerias entre o Instituto Português da Juventude e os ministérios da Presidência, das Obras Públicas e Transportes e da Cultura.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses também se associou e no total quase 200 autarquias juntaram-se às comemorações.
A estratégia actual para a Juventude, segundo Laurentino Dias, passa por “dotar de instrumentos de modernidade” os jovens para que estes preparem melhor o futuro ao nível escolar, o ingresso no mercado de emprego e terem igualdade de oportunidades e estilos de vida saudáveis.
Como exemplo prático de quem superou os “desafios” lançados e soube aproveitar as oportunidades disponíveis, Laurentino Dias aponta o atleta olímpico Pedro Póvoa, que terminou, através do programa Novas Oportunidades, o 12º ano. O diploma foi conseguido na sexta-feira, em vésperas da sua partida para Pequim, onde participará no torneio olímpico de Taekwondo.
O governante destacou ainda as iniciativas que têm facilitado o acesso dos jovens a computadores e à Internet (e-escolas) e as que financiam o primeiro emprego.
Entre as “borlas” de hoje, estão ainda um baptismo de mergulho em Monção, slide em Melgaço ou workshops de musicoterapia e ioga do riso em Coimbra.
Na lista estão ainda incluídas aulas de equitação grátis, em Reguengos de Monsaraz, descontos em Karts, em Almancil, e nas Pousadas da Juventude, para além da participação em módulos gratuitos de cursos de tecnologias da informação.
Os transportes públicos são grátis em Lisboa e no Porto.
O Dia Internacional da Juventude foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech