O Dia Internacional da Juventude, que se assinala terça-feira, permitirá este ano a entrada gratuita em museus, palácios, piscinas, transportes, espectáculos, feiras e workshops a jovens entre 12 e 25 anos.
Numa iniciativa de três Ministérios (Presidência do Conselho de Ministros, Cultura e Obras Públicas), da Associação Nacional de Municípios Portugueses e várias empresas de transportes, os jovens portugueses poderão fazer um baptismo de mergulho (Monção), “slide” (Melgaço) ou frequentar um workshop de musicoterapia e ioga do riso (Coimbra).
Na lista estão também aulas de equitação grátia (Reguengos de Monsaraz), descontos em Karts (Almancil) e nas Pousadas da Juventude, assim como a frequência em módulos gratuitos de cursos de tecnologias da informação.
O Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Assembleia-Geral da ONU em 1999, estando na base da sua constituição o objectivo de divulgar o Programa de Acção Mundial para a Juventude até ao ano 2000 e seguintes, aprovado em 1995.