Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Portarias que regulamentam novo Código dos Contratos Públicos publicadas em DR

As dez portarias que regulamentarão o novo Código dos Contratos Públicos, que entrará em vigor na quarta-feira, serão publicadas em Diário da República na terça-feira, disse hoje à Lusa fonte oficial do ministério das Obras Públicas.

O novo Código dos Contratos Públicos (CCP) define as novas regras para as empreitadas de obras públicas e as aquisições de bens e serviços da administração pública, mas também das empresas de capitais públicos, à excepção das que operem em mercados abertos à concorrência.

De acordo com fonte oficial do ministério tutelado por Mário Lino, as portarias que definem a publicitação da actualização dos limiares comunitários, o modelo de dados estatísticos que as entidades adjudicantes devem remeter ao Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI) e Agência Nacional das Compras Públicas (ANCP) e a nomeação de uma comissão de acompanhamento da aplicação do novo código, serão públicas terça-feira, em suplemento à 1ª série do Diário da República (DR).

Também em suplemento à 1ª série do DR serão publicadas as portarias que definem “os modelos de anúncios a publicitar no DR, a nomeação de uma comissão de acompanhamento da aplicação do novo código, a regulamentação da fiscalização da execução dos projectos de investigação e desenvolvimento e a constituição, funcionamento e informação a prestar ao Observatório das Obras Públicas”.

As portarias que definem as regras de constituição, de funcionamento e de gestão de um portal único da Internet dedicado aos contratos públicos – www.base.gov.pt – e os termos em que é obrigatória a publicitação, nesse portal, dos elementos referentes à formação e execução dos contratos públicos também serão publicadas na terça-feira, à semelhança da portaria que “determina o conteúdo obrigatório do projecto de execução e os procedimentos e normas a adoptar na elaboração e faseamento de projectos de obras públicas”.

Por seu turno, em suplemento à 2ª série do DR de terça-feira será publicado o despacho que aprova o regulamento de publicação de actos no DR, adiantou a mesma fonte.

A partir de terça-feira estarão também disponíveis no site www.base.gov.pt os formulários de cadernos de encargos para contratos de empreitada de obras públicas e para contratos de concessão de obras públicas e de concessão de serviços públicos.

Com a entrada em vigor do novo Código dos Contratos Públicos (CCP), passa a ser obrigatório realizar todos os procedimentos pré-contratuais por via electrónica, o que elimina o acto público e faz desaparecer o papel.

Deste modo, os interessados em participar em procedimentos pré-contratuais e as entidades adjudicantes passarão a consultar os anúncios de todos os procedimentos pré-contratuais públicos e listas dos contratos na sequência de ajuste directo em www.base.gov.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo