Santo Tirso, Sociedade

Secretário de Estado inaugurou novas instalações da Segurança Social de Santo Tirso

Acabam de ser inauguradas em Santo Tirso (sexta-feira, dia 25 de Julho) as novas instalações da Segurança Social, sitas na Avenida Albino de Sousa Cruz, nº 135, no centro da cidade. 

Presidida pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, do Vogal do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social, António de Lemos, do Director e do Director-Adjunto do Centro Distrital do Porto, Luís Cunha e Afonso Lobão, respectivamente, para além de muitos autarcas, funcionários e representantes de entidades do concelho, nomeadamente da GNR, PSP, PM, Centro de Emprego e IPSS. 

Depois de uma breve visita guiada às novas instalações, que incluiu o descerramento de uma placa comemorativa, houve ainda tempo para as curtas declarações do Presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes, e do Secretário de Estado, Pedro Marques. 

Castro Fernandes, agradecendo a presença do S. E. da Segurança Social em Santo Tirso, começou por considerar a “existência das novas instalações” como uma “conquista muito relevante para Santo Tirso”, tanto mais que “eram uma velha aspiração de todos, munícipes e funcionários” conquanto que as “antigas instalações eram claramente as piores, em acessibilidades e condições de trabalho, do distrito do Porto”. Depois de ter agradecido a contribuição dos director e director-adjunto do Centro Distrital do Porto, Luís Cunha e Afonso Lobão, respectivamente (que serviram de interface entre a Câmara Municipal e a Administração Central), Castro Fernandes lembrou “os quase 100 mil atendimentos por ano feitos em Santo Tirso” e adiantou que isso só foi possível “graças ao bom desempenho e abnegação de todos os funcionários que pertencem ao serviço local de Santo Tirso”. Lembrando a “excelência da Rede Social de Santo Tirso” que tem permitido, inclusive, “algumas importantes aprovações no Concelho de Santo Tirso ao nível do programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais)”, o Autarca concluiu afirmando que “mesmo depois de tudo aquilo que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem feito e investido na área do social” (realojamento de mais de mil famílias, acabando com as barracas no concelho, por exemplo) ainda não permitiu “resolver de vez com as necessidades concelhias ao nível de equipamentos”. “Continuamos a precisar de mais apoios governamentais”, concluiu. 

“O serviço local da Segurança Social de Santo Tirso tem que mudar de instalações”, esta foi, segundo confidenciou o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a primeira frase que ouviu da boca do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes. Pois bem, “foi graças a esta pressão alta e esta persistência feita pelo Presidente Castro Fernandes” que foi possível estarmos aqui hoje a “inaugurar estas belíssimas instalações e logo no centro da cidade de Santo Tirso”, afirmou Pedro Marques. Depois de elencar uma data de melhorias verificadas ao nível do atendimento da Segurança Social desde que o actual Governo tomou posse “quer no cumprimento dos direitos dos utilizadores” diz respeito como “na rapidez de resposta às solicitações dos mesmos”. Em jeito de novidade o Governante deixou a ideia de que “no início do próximo ano, será criado um contact center (linha telefónica nacional)” para onde as pessoas possam telefonar, sem ser necessário “deslocarem-se das suas empresas ou das suas casas” para resolver os assuntos relacionados com a Segurança Social, “diminuindo em cerca de quatro milhões” os atendimentos presenciais e “criando mais 180 postos de trabalho no interior do país”. 

Refira-se que o novo Serviço Local de Santo Tirso da Segurança Social tem 17 funcionários (nove na área de Regimes e oito afectos à área da Acção Social) preparados para prestar todas as informações ao nível do informativo geral (seis), tesouraria (dois), auxiliar administrativo (um), triagem da acção social (dois), núcleo de infância e juventude (três) e qualificação da família (três). Em média, o Posto de Santo Tirso atende mais de 8 000 clientes por mês (cerca de 100 mil por ano). 
 

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