Cultura, Póvoa de Varzim

Gustav Leonhardt no Festival de Música – concerto de cravo na Igreja de Rates, – P. Varzim

   Domingo, 27, o Festival de Música viaja até São Pedro de Rates para um concerto de cravo na sua bem conhecida igreja românica, às 21h45, onde  Gustav Leonhardt interpreta peças de Louis Couperin, Johann Jacob Froberger, Jean Henry d’Anglebert, Gaspard Leroux e Jean Philippe Rameau.
               Gustav Leonhardt nasceu na Holanda e é, actualmente, considerado como um dos mais eminentes especialistas de música antiga, quer no domínio prático como no teórico. Educado num ambiente familiar em que a música estava sempre presente, desde muito cedo se interessou pelo órgão e pelo cravo.
                Em 1952 foi nomeado Professor de Musicologia e Cravo na Academia de Música de Viena, cargo que desempenhou até 1955. Em seguida exerceu funções docentes no Conservatório da sua cidade natal, Amsterdão, obtendo o posto de organista na Igreja Reformada Francesa. Desde 1950 tem vindo a desenvolver uma intensa actividade como solista de cravo e órgão, realizando recitais por toda a Europa, Américas, Ásia e Austrália. Reputado intérprete da música dos séculos XVII e XVIII, Gustav Leonhardt realizou diversas gravações, como solista e como membro de formações de câmara. No domínio da Musicologia, publicou um estudo detalhado sobre A Arte da Fuga, de Johann Sebastian Bach, tendo igualmente supervisionado a publicação de uma colectânea de música de câmara do século XVII para a editora Universal. Foi também o responsável pela revisão técnica da integral da obra para tecla de Sweelinck, editada pela Sociedade Holandesa de História da Música.
             Detentor de uma cátedra na Universidade de Harvard desde 1969, Gustav Leonhardt tem vindo a complementar a sua actividade académica e de instrumentista com a direcção de óperas de Monteverdi e Rameau. Em 1980 recebeu o Prémio europeu Erasmus e, nos anos de 1983, 1984, 1991, 1998 e 2000 foi distinguido com vários doutoramentos honoris causa.
               O programa do concerto de dia 27 é composto pelas seguintes obras:
 
Louis Couperin (1626-1661)
 
Pavane (1651?)
Suite em Ré maior
Prélude
Allemande
Courante
Sarabande
Gaillarde
Chaconne
 
 
Johann Jacob Froberger (1616-1667)
 
Toccata 3
Suite em Sol menor
Allemande
Gigue
Courante
Sarabande
Toccata 21
 
 
Jean Henry d’Anglebert (1635-1691)
 
Suite em Sol maior (1689)
Prélude
Allemande
Courante
Sarabande
Gigue
Gaillarde (lentement)
Chaconne
 
 
Intervalo
 
Gaspard Leroux (?-1705/1707)
 
Suite em Fá maior (1705)
Prélude
Allemande
Courante
Menuet
Chaconne
 
Jean Philippe Rameau (1683-1764)
 
Les tendres plaintes
Entretien des Muses
Sarabande
Menuets
L’Enharmonique
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo