Matosinhos, Sociedade

Aterro Sanitário de Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Presidente do Conselho de Administração da Lipor (e Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim), Dr. Macedo Vieira, visitaram no dia 16 de Julho a maior obra ambiental que está a ser feita na região norte do país: o encerramento, selagem e a integração paisagística do Aterro Sanitário de Matosinhos, localizado na freguesia de Santa Cruz do Bispo.

Prestes a ser concluída, esta intervenção representa um investimento de 3 milhões e 300 mil euros e vai devolver à população do concelho uma grande área ambiental, permitindo um enquadramento com o Plano Municipal da zona onde está inserida.

Acompanhado pelo Vice-presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, pela Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felícia, pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pela Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo, Dra. Lurdes Queirós, o Autarca também visitou a obra de implementação do Sistema de Valorização Energética do Biogás do Aterro Sanitário de Matosinhos. 

A deposição de resíduos sólidos em Aterro Sanitário e a sua adequada cobertura com terras (um milhão de toneladas de lixo no seu interior), faz gerar – pela fermentação daqueles resíduos – um gás, que se designa de biogás e que tem um elevado potencial de aproveitamento económico.

Para o Presidente da Câmara, a transformação da zona envolvente ao Monte de S. Brás, uma área verde de 700 mil metros quadrados, será o “pulmão” da zona norte do Grande Porto, servindo a região em complemento com o Parque Biológico de Gaia (a sul do Douro) e o Parque da Cidade do Porto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo