Educação, S. João da Madeira

Escola Secundária Oliveira Júnior premiada na iniciativa “Pense Indústria” – S. João da Madeira

Quatro jovens estudantes da Escola Secundária Oliveira Júnior, de S. João da Madeira, foram premiadas na iniciativa “Pense Indústria”, pela criação de um par de sapatos adaptável a várias ocasiões.

O projecto – que teve o apoio do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) – é designado por “BAP”.

“Hoje em dia é cada vez mais difícil articular o ritmo da nossa vida, com a escolha da indumentária certa. Com o custo de vida a subir, torna-se difícil adquirir todos os acessórios de moda que necessitamos para nos sentirmos bem”, referem as criadoras do “BAP”.

Trata-se de um “kit” que consiste numa base de um par de sapatos e numa mala com duas bolsas que incluem todos os seus acessórios.

“A partir da base e com os acessórios de diversas cores e formatos, podemos criar vários tipos de sapatos que se ajustam a inúmeras situações e gostos. Podemos ainda usar a mala para transportar os sapatos ou os artigos pessoais”, explicam as jovens estudantes.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se segunda-feira na FIL (Feira Internacional de Lisboa), numa sessão presidida pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.

O governante considerou que a inovação é “o motor das sociedades modernas” e que os jovens portugueses estão conscientes da sua importância para o desenvolvimento do país.

“Vocês são a geração da inovação e do plano tecnológico”, disse Manuel Pinho aos jovens premiados no âmbito da iniciativa “Pense Indústria”, cuja média de idades rondava os 15/16 anos.

No final da cerimónia, o ministro manifestou a sua satisfação aos jornalistas pelos resultados da iniciativa e pelo interesse dos projectos seleccionados.

“Este é um projecto para continuar, até porque tem sido considerado exemplar a nível europeu”, disse Manuel Pinho.

O ministro da Economia salientou que os dois projectos vencedores são de jovens de escolas de Coimbra e de S. Mamede de Infesta, “o que mostra que as boas ideias não exclusivas de Lisboa”.

Os vencedores foram premiados com uma viagem a Silicon Valley e à universidade de Stanford, na Califórnia, onde poderão visitar grandes centros de inovação tecnológica.

A iniciativa “Pense Indústria” premiou ainda sete projectos com computadores portáteis, criados por jovens alunos de escolas básicas e secundárias, entre eles o grupo de S. João da Madeira.

Concorreram à iniciativa dez mil alunos de escolas de todo o País.

O projecto “Pense Indústria” é uma iniciativa da Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal e conta com o apoio do Ministério da Economia, da EDP e da Mota Engil, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo