Cultura, Oliveira de Azeméis

Autarquia anuncia criação de prémio de artesanato – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis anunciou esta semana, durante a abertura da XIV Feira de Artesanato, a criação do Prémio de Artesanato Armandina Brandão. 
O concurso, destinado aos artesãos dos municípios da região de Entre Douro e Vouga (EDV), pretende evocar a memória do maior símbolo do artesanato de Oliveira de Azeméis.  
Natural da freguesia de Cucujães, Armandina Brandão produziu durante décadas malas, carteiras e sacas feitas com fitas de tecido que sobravam das chapelarias.  
Os seus produtos – produzidos desde os sete anos de idade – foram sempre uma referência do artesanato produzido no concelho. Um ano após a sua morte a autarquia decidiu homenagear a artesã pelo seu trabalho e divulgação do artesanato local no país. “A homenagem é uma iniciativa de inteira justiça para com a artesã Armandina Brandão, para com os artesãos e para com o artesanato concelhio”, afirmou o vereador do pelouro do turismo após a abertura oficial do certame.  
“A iniciativa pretende distinguir o trabalho e dedicação de uma artesã que dedicou toda a sua vida a produzir e a divulgar o artesanato”, referiu, por seu turno, Albino Martins, vice-presidente da autarquia. 
Dalmo Cerqueira, presidente da Associação de Artesãos das Terras de Santa Maria, considerou a homenageada “uma pura artesã”.  
A homenagem a Armandina Brandão foi um dos momentos altos da abertura da XIV Feira de Artesanato de Oliveira de Azeméis que decorre até este domingo no parque La Salette.  
“Será sempre uma figura indissociável do artesanato do concelho e, por isso, a autarquia decidiu instituir, já este ano, um concurso anual de artesanato com o nome da artesã com o objectivo de defender e promover a defesa do artesanato da região e do país”, salienta o autarca. 
O concurso está aberto a todos os artesãos da região de Entre Douro e Vouga que desenvolvam a actividade, quer em nome individual, de forma associada ou por conta de outrem.  
A apresentação de candidaturas decorrerá entre 17 de Novembro de 2008 e 31 de Março de 2009, devendo as mesmas ser formalizadas junto do gabinete de turismo e artesanato.  
“A autarquia espera expor as peças em Julho de 2009 no decurso da XV Feira de Artesanato, durante a qual será feita a escolha final e divulgada a atribuição dos prémios”, afirma o responsável pelo turismo.  
O prémio Armandina Brandão visa “promover e reconhecer o trabalho dos artesãos de Oliveira de Azeméis e dos restantes municípios do EDV associando à iniciativa a memória do maior símbolo do artesanato oliveirense”. 
Cerca de metade dos artífices (20) presentes no certame é oriunda do município de Oliveira de Azeméis, sendo os restantes provenientes de outras regiões do país. 
Ao longo dos dias em que decorre o certame o público terá ainda á disposição uma pequena área destinada à gastronomia.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo