Matosinhos, Sociedade

Legalização da maior Área de Génese Ilegal do Concelho – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou no dia 20 de Junho o roteiro/levantamento das AUGIS (Áreas Urbanas de Génese Ilegal) em Matosinhos e assinou o alvará que permite a legalização da maior área urbana de génese ilegal existente no concelho, num total de 187 lotes, na zona envolvente do Estádio do Mar.

As AUGIS são uma conhecida preocupação da Câmara de Matosinhos. Nos anos 90, a quase totalidade dos arruamentos em AUGI foram infra-estruturados, independentemente da sua condição ilegal, por se considerar que não era possível viver em condições de precariedade como aquelas a que se assistia.

A necessidade de legalizar toda esta malha urbana era premente e a autarquia meteu “mãos-à-obra” com o objectivo de pôr termo a este problema. Foram constituídas equipas de trabalho, foram pensados os métodos e as técnicas mais céleres e eficazes de resolução das AUGIS em Matosinhos.

E o trabalho já se encontra à vista de todos. A assinatura do alvará que permitirá a legalização da maior zona urbana ilegal em Matosinhos, junto ao Estádio do Mar, é um exemplo disso.

Estima-se que existiam 510 AUGI no concelho, onde residem cerca de 35 mil pessoas. Destas, 260 já possuem alvará, cerca de 52%. No que concerne os restantes 48%, um terço já têm constituída a equipa que vai tratar do processo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo