Os distritos da Guarda, Évora e Beja estão hoje com aviso Amarelo devido ao calor enquanto a radiação ultravioleta (UV) vai atingir valores muito altos em todo o território, sendo extremos na Madeira.
Évora e Beja deverão chegar hoje aos 36 graus Celsius e Guarda aos 29º, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), que colocou estes distritos com aviso Amarelo, o segundo de uma escala de quatro.
As previsões do IM indicam que até quarta-feira, inclusive, as temperaturas máximas vão descer prevendo-se a partir de terça-feira um aumento de nebulosidade com ocorrência de aguaceiros.
Portugal continental e o arquipélago dos Açores, com excepção do grupo central, vão apresentar hoje níveis de radiação UV muito altos, entre as 11:00 e as 16:00.
Nestes casos, o IM aconselha a utilização de chapéu, óculos de sol, t-shirt, guarda-sol e que as crianças evitem a exposição solar.
Na Madeira, o índice de raios UV previsto para hoje é extremo, desaconselhando-se a exposição ao sol.
A escala dos raios UV apresenta cinco níveis, entre o “Baixo” e o “Extremo”.
A exposição aos raios UV pode “conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, com graves repercussões na saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário”, de acordo com informação da Direcção Geral de Saúde (DGS).
“Os efeitos crónicos incluem dois problemas principais: cancro de pele e cataratas”, adianta a DGS no seu “site”, onde é ainda aconselhada a redução da exposição à radiação para prevenir os problemas de pele, olhos e sistema imunitário.
O risco de incêndio é hoje “Muito Elevado” na maioria dos distritos de Portugal continental, e “Máximo” em alguns concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu e Bragança.
A classe de risco de incêndio apresenta cinco níveis entre o “Reduzido” e o “Máximo”.