Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade, Turismo

Aproximam-se as Festas da Cidade – P. Varzim

Aproxima-se a noite mais longa da nossa cidade. Música, dança e muita alegria são os ingredientes para a tradição se cumprir e a noite de 28 para 29 de Junho se estender até de madrugada, em celebração pelo S. Pedro. As ruas, “aquecidas” pelas fogueiras, tornam toda a Póvoa num espaço de divertimento e convívio onde não faltam as sardinhas assadas até ao amanhecer. A cidade embeleza-se, com a ajuda dos bairros, para receber as milhares de pessoas que vêm participar nesta noite de folia.
As solenidades da Festa da Cidade têm início às 11h00 de domingo com a Missa de S. Pedro celebrada na Igreja da Lapa e são retomadas às 17h00 com a Procissão de S. Pedro que, à semelhança dos anos anteriores, sai da Igreja Matriz e recolhe a Sul, na Igreja da Lapa. Às 15h00 tem lugar, na Praça do Almada, um Concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e à noite prosseguem os festejos com o Espectáculo das Rusgas, às 22h00, no Estádio do Varzim Sport Club. Os seis bairros – Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul – vão esmerar-se para tornar a noite num dos momentos mais marcantes. O espectáculo irá culminar com uma incandescente Sessão de Fogo de Artifício que pelas 24h00 irá encher de brilho e muita cor a Póvoa de Varzim.
O programa de Festas prolonga-se até domingo, 06 de Julho, com o Cortejo do Mar que terá início pelas 16h00 e, partindo da Avenida dos Banhos, irá percorrer a cidade. Este é um dos eventos de destaque deste ano no qual, mais uma vez, todos os bairros se empenham na reconstituição do cortejo que desfilou pela primeira vez nas ruas da Póvoa em 1962. Mas a música também não irá faltar e, no dia 05, às 22h00, os GNR irão subir ao Palco do Passeio Alegre para um Espectáculo ao Vivo aberto a toda a população. A banda, que conta já com mais de 25 anos de carreira, irá interpretar os êxitos que marcam o seu percurso e a vida de várias gerações. Na dança, o Festipóvoa irá trazer o brilho e a cor do folclore português num festival que irá reunir oito ranchos na Praça do Almada, dia 05, às 17h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo