Em S. João da Madeira, este fim-de-semana vai ser dedicado ao chapéu. O “Hat Weekend” arranca já na sexta-feira (27 de Junho), às 21 horas, com um jantar de beneficência que incluirá um leilão de chapéus desenhado por diversos estilistas. Vai ser no restaurante “Casa do Morgado” e a receita obtida reverterá a favor da Fundação do Gil.
“Um chapéu por um sorriso” é a designação desta actividade que junta diversos parceiros: a revista Attitude, Interior Design, as empresas City Eyes e Fepsa-Feltros Portugueses, o Citeve e a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, além do Museu da Chapelaria.
Neste âmbito, vários estilistas foram convidados a criar chapéus únicos que serão vendidos nesse leilão. Entre os nomes da moda envolvidos contam-se Ana Salazar, Anabela Baldaque, Maria Gambina, Nuno Gama, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Filipe Faísca, Lidija Kolovrat, Pedro Alves, Andreia Prado Marques, Celsus, Jordann Santos e Jorge Costa e Juliana Cerdeira.
Para participar no jantar de beneficência, os interessados devem efectuar a sua pré-reserva através dos telefones 213 552 450 (Fundação do Gil) ou 256 201 680.
Fim-de-semana com chapéus
O evento “Hat Weekend” prossegue durante todo o fim-de-semana com um diversificado programa de animação do espaço urbano, cujo tema central gira em torno de uma das mais interessantes particularidades do município sanjoanense: o chapéu.
O “Hat Weekend” estará centralizado na Praça Luís Ribeiro, com “barraquinhas” do chapéu, espaços de venda onde estarão, ao longo do fim-de-semana, chapelarias e artesãos do feltro. Durante o dia há animação de rua e, à noite, espectáculos e divertidas actuações de tunas académicas. Nos restaurantes aderentes decorre um Festival de Gastronomia.
Um dos momentos mais altos acontecerá no Sábado, 28 de Junho. Será um desfile de bandas e fanfarras com chapéu, que efectuarão, durante a tarde, um percurso entre Museu da Chapelaria e a Praça Luís Ribeiro, onde actuarão às 21h30.