Portugal continental e ilhas vão estar hoje sujeitos a índices de radiações ultravioletas muito altos, no dia em que se espera céu limpo em todo o território, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
A este nível de radiação, o penúltimo da escala, é aconselhado «cuidado» pelo IM, que adverte para utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e ainda que se evite a exposição ao sol por parte das crianças.
Em Portugal continental, a incidência será sobretudo entre as 12:00 e as 16:00, com excepção do interior centro e norte que será entre as 11:00 e as 16:00.
No arquipélago dos Açores, a exposição varia entre as 11:00 e as 17:00, sendo que o grupo Oriental é o único local do território com um índice de radiação é inferior.
Na Madeira, a incidência mais nefasta será entre as 12:00 e as 17:00.
O IM prevê para hoje céu geralmente limpo em todo o território com os termómetros a subirem além dos 30º apenas em Castelo Branco (31º) e Beja (33º).
O risco de incêndio é hoje reduzido na maior parte de Portugal continental e apenas moderado – o segundo nível de uma escala com cinco – no litoral Sul e Algarve.