Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Chuva de Maio acaba com seca meteorológica – IM

As chuvas do mês de Maio puseram fim à situação de seca meteorológica que se verificava desde Outubro de 2007 em Portugal continental, anunciou o Instituto de Meteorologia (IM).

De acordo com o Boletim Climatológico mensal de Maio, 31 por cento de Portugal continental encontra-se em situação normal, 65 por cento de chuva fraca e quatro por cento em chuva moderada.

Em Abril, cerca de 20 por cento do território encontrava-se em situação de seca fraca.

A escala do IM para o fenómeno da seca apresenta nove níveis e varia entre chuva extrema e seca extrema.

O relatório de Maio do Instituto da Água (Inag) refere que metade das bacias hidrográficas de Portugal continental apresentava um volume de armazenamento superior à média.

Segundo o IM, Maio foi caracterizado por «condições de grande instabilidade com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros e temperaturas abaixo dos valores normais para a época».

O Boletim do IM refere que Maio foi o mais chuvoso deste século e que grande parte do território teve mais de 15 dias com precipitação, sendo de destacar Lamas do Douro, com 26 dias de chuva.

A temperatura máxima do ar foi inferior em 1,5 graus Celsius ao valor médio (entre 1971 e 2000) e o mais baixo dos últimos 15 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo