Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso – e por forma a assinalar o Dia Nacional das Colectividades que foi instituído oficialmente pela Lei nº 34/2003 de 22 de Agosto – decorre hoje, a partir das 14 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, o Encontro “Associativismo Cultural e Recreativo: Novos Desafios”.
Reconhecendo a importância do movimento associativo como promotor do desenvolvimento e coesão social municipal, o encontro vai permitir:
– Reflectir sobre a importância das associações culturais na sociedade contemporânea, enquanto agentes de transmissão de identidade cultural e transformação social.
– Incentivar a uma maior cooperação entre as associações e os órgãos de poder local na dinamização de actividades culturais e lúdicas que vão ao encontro das necessidades actuais das populações.
– Fomentar o diálogo e a troca de experiências entre as diferentes associações.
Programa:
14h00 – Recepção dos convidados
14h30 – Sessão de Abertura – Presidente da Câmara Municipal Santo Tirso
15h00 – Apoios do Ministério da Cultura aos Agentes Culturais do Norte – Dr. João Luís Sequeira (Direcção Regional da Cultura do Norte)
15h30 – Finalidades de um grupo de Folclore – Sr. António Teixeira Faria – Vice-Presidente da Federação do Folclore Português
16h00 – Pausa para Café
16h30 – O Associativismo e o desenvolvimento Local – Dr. Vitor Mendes (Membro do Conselho Nacional da Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto)
17h00 – Os aspectos essenciais do novo regime jurídico de constituição das associações, instituído pela Lei n.º 40/2007, de 24 de Agosto – Dr. Paulo Faria (Câmara Municipal de Santo Tirso)
17h30 – Debate
18h00 – Sessão de Encerramento