S. João da Madeira, Sociedade

Milhares de crianças encontram-se no Parque Urbano de S. João da Madeira

Há cerca de 20 anos, um incêndio de grandes proporções, em Águeda, vitimou vários bombeiros. A tragédia, que chocou o país, levou o sanjoanense Vasco Tavares, do Lions Clube de S. João da Madeira, a lançar um projecto de prevenção de fogos florestais. Assim nascia a iniciativa “Eu Sou Vigilante da Floresta”, dirigida às crianças, que rapidamente ultrapassou as fronteiras do município sanjoanense, espalhando-se pelo País. 

Este movimento tem o seu grande encontro nacional, este sábado, precisamente na cidade onde foi criado. Assim, milhares de crianças (as previsões apontam para mais de 2.500) de todo o país reúnem-se no novo Parque Urbano de S. João da Madeira, onde chegam por volta das 11 horas, ai permanecendo durante a tarde, envolvidos em diversas actividades. 

A organização do encontro pertence ao Lions Clube, que conta com o apoio da Câmara de S. João da Madeira e dos bombeiros voluntários. “Eu Sou Vigilante da Floresta” é uma campanha ecológica de sensibilização e preservação do meio ambiente destinada a crianças do 4.º ano de escolaridade.

O novo Parque Urbano

 

O encontro nacional do projecto “Eu Sou Vigilante da Floresta” está inserido no programa da inauguração do Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira. Esta obra, com um custo de cerca de 3 milhões de euros, implicou a movimentação e modelação de grandes quantidades de terra, a plantação intensiva de árvores, a criação de percursos para circulação a pé e de bicicleta, além do desvio e alargamento de uma importante secção do curso de água que atravessa a cidade. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo