Quinze dias dedicados aos mais variados sons e estilos da guitarra. É o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, cuja XV edição arranca no próximo sábado, dia 10 de Maio, às 21h45, no Auditório Padre António Vieira, com o talento dos Los Angeles Guitar Quartet (EUA).
Para além de Portugal, também a China, Croácia e Brasil vão estar representadas no mais emblemático acontecimento cultural do país, que este ano decorre entre o dia 10 de Maio e 29 de Junho.
O grupo americano Los Angeles Guitar Quartet (LAGQ) conta com mais de 27 anos de carreira e uma dúzia de gravações. Os seus elementos constituintes consagraram-se não só como mestres dos clássicos mas também como criadores de uma síntese única de “world music” e estilos contemporâneos. O LAGQ continua a fazer música de câmara inovadora que vai para além das definições tradicionais do clássico. Actualmente, o quarteto prepara o lançamento de um novo álbum dedicado à música de Bach. Em 2003, o CD Latin foi nomeado para os prémios Grammy e, em 2005, o álbum Guitar Heroes ganhou esse galardão na categoria de Melhor Gravação de Fusão Clássica. O mais recente CD do LAGQ intitula-se Brazil. O quarteto é constituído por John Dearman, Matt Greif, William Kanengiser e Scott Tennant.
John Dearman é um versátil guitarrista que utiliza uma guitarra de sete cordas com registos mais amplos nos baixos e nos agudos. É coordenador do curso de guitarra na Universidade de Califórnia, Santa Barbara. Para além de guitarrista clássico, Matt Greif tem uma extensa carreira como intérprete de jazz, rock, flamenco e bluegrass. Gravou Permanent Transition, que inclui improvisações em duo com Andrew York e Dusan Bogdanovic. É professor em diversas universidades da Califórnia. William Kanengiser é solista e professor na Faculdade de Música Thornton da USC. É um dos poucos guitarristas a ter ganho o Concurso dos Artists Guild de Nova Iorque. Scott Tennant é intérprete, compositor e professor de renome internacional. Actualmente, ensina na Faculdade de Música Thornton da USC.
O segundo concerto do FIGST está marcado para domingo, dia 11 de Maio, às 18h30, no Auditório Padre António Vieira II (Caldas da Saúde, Areias). Trata-se de música barroca (e dança) a cargo de Marco Meloni, Christine Bayle & Hubert Hazebroucq.
Nascido em 1961 na Itália, Marco Meloni iniciou os seus estudos musicais em criança com o seu pai. Em 1979, obteve o 1º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Artez-en-Béarn (França). O seu interesse pela música antiga, particularmente pelos instrumentos de época, levou-o à Schola Cantorum de Paris, onde estudou com Javier Hinojosa. Ao mesmo tempo, frequentou o curso de guitarra no Conservatório de Raincy, tendo obtido os dois diplomas em 1984. Tem desenvolvido uma brilhante carreira a solo e com orquestra, que inclui concertos em Itália, França, Espanha, Turquia, Canadá e Argentina. Actualmente é professor na Escola de Música de Nuoro (Sardenha) e lecciona regularmente cursos de interpretação em Itália e Europa.
Christine Bayle
Estudou dança clássica com Nina Tiikanova (Escola Russa) e piano com J.B. Eymar. Como coreógrafa, é fundadora do Eclat dês Muses, Ensemble Contemporâneo de Música e Dança Antigas, criado em 1983. É professora no Departamento de Dança e no Departamento de Música no Conservatório de Estrasburgo.
Hubert Hazebroucq
Hubert Hazebroucq integra o agrupamento Eclat dês Muses desde 1999, especializando-se nos repertórios do Barroco e da Renascença, e na linguagem gestual dramática do Barroco.
Na área da dança contemporânea, desde 2002 trabalha com Kilina Crémona.
Toda a informação sobre o programa, concertos e artistas participantes está disponível no site www.festivaldeguitarra.org. Os bilhetes variam entre os 5€ e os 10€ (custo do primeiro e último concerto) e podem ser adquiridos nas lojas FNAC, na ARTAVE e no Posto de Turismo, em Santo Tirso.
Este evento cultural é organizado anualmente, há 15 anos, pela Câmara Municipal de Santo Tirso e conta com a participação de alguns dos mais conceituados artistas internacionais. Ciente da importância cultural a nível nacional desta iniciativa, o autarca, Castro Fernandes, defende que as dificuldades económicas não podem travar a organização deste evento cujo objectivo é a contínua aposta na excelência dos artistas.
O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, tem sido realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE. São 15 anos dedicados a um encontro de cultura e arte que reúne alguns dos melhores artistas internacionais.
Programa:
10 de Maio (Sábado)
Los Angeles Guitar Quartet (EUA).
Auditório Padre António Vieira (Instituto Nun´Alvres – Caldas da Saúde) / 21h45
11 de Maio (Domingo)
Música & Dança barroca
Marco Meloni, Christine Bayle & Hubert Hazebroucq (Portugal)
Auditório Padre António Vieira II, Caldas da Saúde / 18h30
16 de Maio (Sexta-feira)
Música Clássica
Concentus Duo (Portugal)
Auditório Padre António Vieira II, Caldas da Saúde / 21h30
17 de Maio (Sábado)
Música Clássica
Xuefei Yang (China)
Auditório da Biblioteca Municipal, Santo Tirso / 21h30
24 de Maio (Sábado)
Música das Caraíbas
Ricardo Moyano (Argentina)
Auditório da Biblioteca Municipal / 21h30
30 de Maio (Sexta-feira)
Música Clássica
Zagreb Guitar Trio (Croácia)
Auditório do Centro Cultural de Vila das Aves / 21h30
31 de Maio (sábado)
Música Brasileira – Novas Expressões
Yamandú Costa Trio (Brasil)
Auditório Engº Eurico de Melo, Santo Tirso / 21h30
Curso – 15 e 16 de Maio – Xuefei Yang (China)
Auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa, Santo Tirso / 10h00 – 13h00 e 14h00 – 16h00
Exposição – de 9 de Maio a 29 de Junho – Guitarras e outros Cordofones
Museu Municipal Abade Pedrosa, Santo Tirso