A inauguração do Parque Urbano do Rio Ul será um dos pontos altos das comemorações dos 24 anos da elevação de S. João da Madeira a cidade, no próximo dia 16 de Maio.
A sessão está marcada para as 11h30, na parte Norte do novo equipamento, com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão. Não vão faltar também numerosas crianças que já plantaram e adoptaram árvores nesta área verde.
O Parque Urbano do Rio Ul é a concretização de uma aspiração antiga da cidade de S. João da Madeira. Projectado pelo arquitecto sanjoanense Sidónio Pardal – também autor do parque da Cidade do Porto –, este novo espaço verde continuará a desenvolver-se e a crescer ao longo dos anos, numa relação que se deseja de grande proximidade com os munícipes e todos os visitantes.
Leito do rio desviado e alargado
Com uma área total equivalente a quase 30 campos de futebol, o Parque Urbano do Rio Ul é delineado por muros em granito e pontuado por estadias na mesma matéria prima. Pelo seu interior serpenteiam percursos que convidam ao passeio a pé ou de bicicleta.
As milhares de árvores são outra das marcas fortes do renovado vale que envolve o Rio Ul, um curso de água que ganhou uma nova dimensão, graças aos trabalhos de realinhamento e alargamento do seu leito combinados com a construção de açudes. O sistema de rega automática dos extensos espaços de relva é abastecido a partir de captações nas albufeiras dos açudes do próprio parque.
Dois dias em cheio
abertos à população
O programa da inauguração do Parque Urbano do Rio Ul vai encher este novo equipamento de actividade durante dois dias, com destaque para o encontro de cerca de 2500 crianças de todo o país, que assinala o encerramento nacional do projecto “Eu Sou Vigilante da Floresta”, com organização do Lions Clube de S. João da Madeira. Vai ser a 17 de Maio, entre as 10 e as 16 horas, para toda a população.