As crianças nascidas entre Abril de 2007 e Março de 2008 receberam esta quarta-feira um presente da Biblioteca Municipal de Arouca.
“Oferecemos aos bebés arouquenses, nascidos entre Abril de 2007 e Março de 2008, um “kit” com um livro (“O sonho de Mariana”), uma “almofada para sonhar” e um guia de pais”, disse Isabel Bessa, directora da biblioteca.
A oferta – um “kit” intitulado “O meu brinquedo é um livro” – insere-se no conjunto de actividades de promoção do livro e da leitura no concelho durante este mês.
“As comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (02 de Abril) e do Dia Mundial do Livro (23 de Abril) foram o mote para que realizássemos várias iniciativas, todas elas integradas, tendo em vista a promoção do livro e da leitura, especialmente junto dos mais pequenos”, frisou.
Para além da entrega dos “kit”, realizaram-se, também esta quarta-feira, várias sessões de contos, destinadas a crianças até aos oito anos, pela companhia “Teatro Frio” e pelo Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda, de Arouca. Foi ainda inaugurada a exposição das ilustrações concebidas por Inês Oliveira para o livro “O grande voo do pardal”, de Lídia Jorge.
No dia 07, a companhia “Panda-Pá” leva à cena o espectáculo “Julieta e Romeu”, destinado aos alunos do secundário.
A 23 decorrem dois ateliês de ilustração com a ilustradora Inês Oliveira, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Escariz. À noite, a partir das 21:30, Miguel Miranda apresenta o seu mais recente livro “O Rei do Volfrâmio”, publicado pela “D. Quixote”, que tem como cenário a região arouquense.
Durante o mês, o projecto “Arouca a Ler Mais” continua a promover sessões de contos por todo o concelho, e – numa parceria com o Museu de Arte Sacra de Arouca – prosseguem as visitas culturais àquele espaço museológico e ao edifício da Biblioteca Municipal.
A autarquia associou-se também ao programa, dotando os jardins-de-infância e as escolas do 1.º e 2.º ciclos de uma verba de 6.800 euros para a compra de livros, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
“A leitura é fundamental, uma fonte de aprendizagem inesgotável, desde que tenhamos curiosidade e afecto pelos livros. É isso que queremos fomentar, e, por isso, temos de começar pelos mais pequenos”, afirmou o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves.