As Termas de S. Jorge reabrem ao público esta segunda-feira, dia 11 de Fevereiro, com uma série de novidades a pôr em prática ao longo da época. A primeira é o desconto de 50 por cento em todas as inscrições efectuadas até 31 de Março e a segunda prende-se com ofertas especiais relativas ao dia de S. Valentim, que se assinala na próxima quinta-feira, 14 de Fevereiro.
As propostas românticas das Termas são duas: uma dirigida aos apreciadores dos programas de bem-estar e outra destinada aos aquistas interessados em curas termais. Para o primeiro caso, Teresa Vieira, administradora da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, que gere as Termas de S. Jorge, recomenda o «Voucher In Love», que custa 70 euros, é válido até 29 de Fevereiro e, para além da inscrição no balneário, da consulta médica e de 25 por cento de desconto em tratamentos posteriores, oferece uma hora de ginásio, outra de piscina termal e um duche e massagem tipo Vichy.
A outra proposta dedicada ao Dia dos Namorados é a campanha «O Amor Não Tem Idade», que oferece um lanche romântico na cafetaria das termas a todos os casais que, nos dias 14, 15 ou 16 de Fevereiro, aí se inscrevam para uma cura no balneário.
Teresa Vieira realça, no entanto, que as novidades na oferta das Termas de S. Jorge não são meramente pontuais. Desde a abertura da época, o balneário «vai desenvolver ainda mais o termalismo infantil, na vertente do tratamento de problemas das vias respiratórias, tendo sempre como base desse trabalho o “Gotinhas”, que é a mascote das termas».
Depois, a partir de Março, entram em funcionamento novos programas de bem-estar – o «Termalbreak», de curta duração, e o «Termalclub», de manutenção – e a consulta de Nutrição, num caso e no outro sempre obedecendo aos princípios da «prevenção e promoção da saúde, procurando sensibilizar as pessoas para a importância do exercício físico, de uma alimentação equilibrada e de hábitos de vida saudáveis». Paralelamente ao acompanhamento nutricional dos aquistas, as termas vão também promover outras acções que, dirigidas à comunidade termal em geral e a grupos de risco específicos como os diabéticos e hipertensos, pretendem alertar para os problemas derivados do excesso de peso.
Para Junho, Teresa Vieira anuncia o Congresso Mundial de Hidrologia Médica a realizar no Porto, numa organização conjunta entre a Sociedade Mundial da especialidade e a sua congénere portuguesa, que, sendo presidida por Pedro Cantista, director clínico das Termas de S. Jorge, tem tido no balneário de Santa Maria da Feira a sua «sede nacional».