O I Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro «Terras La Salette», a decorrer de 27 a 30 de Março, pretende ser referência no país neste género de eventos musicais, anunciou fonte da Câmara de Oliveira de Azeméis.
«A iniciativa pretende estimular o ensino da música junto dos jovens estando aberta à participação de músicos de todo o país», afirmou Albino Martins, vereador responsável pelo pelouro da Cultura.
A prova destina-se a alunos de escolas, academias, conservatórios e bandas de música sendo disputado nas categorias de madeiras e metais, num total de nove instrumentos.
O concurso foi antecedido de duas edições regionais, mas a adesão dos participantes levou a autarquia a equacionar o seu alargamento.
«Tivemos uma centena de concorrentes em cada uma das anteriores provas e verificámos existir interesse de músicos de fora do distrito de Aveiro em participar mas o regulamento não permitia», disse o autarca.
«Tendo em conta a elevada aderência, a autarquia entendeu ter chegado a altura de alargar este concurso a nível nacional», referiu.
«A participação de músicos de outras zonas do país irá enriquecer a competição e também esta região que é abundante em filarmonias e em escolas de música», acrescentou Albino Martins.
O prazo das inscrições decorre até ao dia 28 de Fevereiro, podendo concorrer jovens entre os 12 e os 26 anos de idade.
O concurso está dividido nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior e – segundo o regulamento – passam à final seis candidatos de cada categoria.
O júri é presidido por Fernando Ribeiro, professor do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Instituto Piaget de Mirandela, sendo composto por nove elementos, um por cada uma das categorias musicais em competição.
O concurso encerra no dia 30 de Março com um concerto de laureados, às 15:00, no cine-teatro Caracas de Oliveira de Azeméis.